Fazer com que o poder executivo adote políticas públicas menos cruéis no manejo populacional de animais soltos nas ruas, isso é do que trata o texto do projeto de lei número 2.595 do Deputado Anísio Maia, aprovado na manhã de hoje (15), durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba. O Projeto trata da proibição do sacrifício de animais pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres.
“Buscamos uma forma de garantir proteção aos animais e fazer com que o Governo Estadual e as prefeituras da Paraíba dialoguem sobre a necessidade de criar políticas públicas menos cruéis no manejo populacional de animais soltos nas ruas”, relatou o deputado Anísio Maia.
O deputado justifica ainda que o projeto de lei pretende fazer com que a legislação paraibana trate de questões de saúde publica relacionadas às condições para a eutanásia de determinados animais, e esteja em consonância com o Artigo 225, §1, inciso VII, da Constituição Federal de 1988, bem como com os princípios que regem os Direitos dos Animais.
“A nossa Constituição Federal determina que é obrigação do Estado proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”, disse.
Discussion about this post