João Pessoa — Com um público superior a mil participantes e uma programação intensa ao longo de três dias, a XII Conferência Internacional sobre Cibercrime, Segurança Digital e Inteligência Artificial consolidou-se como um dos mais relevantes encontros da área no cenário nacional e internacional. Realizado com apoio da Polícia Militar da Paraíba, da OAB, do ILA Brasil e de instituições parceiras, o evento reuniu especialistas, autoridades e acadêmicos para discutir os desafios contemporâneos no combate ao crime cibernético e os impactos da inteligência artificial sobre a segurança da informação, no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, em João Pessoa.
Acolhendo proposta do Coronel Pablo, o ponto alto da abertura do evento foi a assinatura, pelo Comandante Geral, Cel Sérgio Fonseca, do memorando de intenções para cooperação internacional com a Associação Internacional de Combate aos Crimes Cibernéticos, com a presença do Prof. Dr. Mohamed Chawki, Vice-presidente do Conselho de Estado do Egito e Presidente da Conferência.
O Dr. Mohamed enalteceu a qualidade dos debates e a organização da conferência. “Trata-se de um evento de grande relevância global, que contribui significativamente para o avanço das discussões sobre cibersegurança e os riscos emergentes da IA. Parabenizo a Polícia Militar da Paraíba, a OAB, o ILA Brasil e todos os parceiros envolvidos pela excelência na realização”, destacou Chawki.

A conferência abordou temas sensíveis e atuais como engenharia social 5.0, ataques em massa a sistemas de informação, regulação da inteligência artificial, políticas públicas de proteção digital e cooperação internacional. Palestras, painéis e workshops proporcionaram um ambiente fértil para a troca de experiências e construção de soluções práticas e colaborativas.
Na oportunidade, o Dr. Mohamed foi agraciado com a Medalha da Casa Militar, uma importante condecoração conferida pelo Governador João Azevedo, após proposta do Secretário Executivo Chefe da Casa Militar, Cel Marques.
De acordo com o Cel Arnaldo Sobrinho, novo Presidente da Associação Internacional de Prevenção e Combate ao Crime Cibernético no Brasil, a edição da Conferência deste ano reafirma o protagonismo do Brasil no debate internacional sobre segurança cibernética e inteligência artificial, demonstrando que a união entre forças de segurança, academia, entidades jurídicas e sociedade civil é essencial para enfrentar os desafios da era digital.


Assessoria
Discussion about this post