A psicóloga Alice Santos comentou, nesta quinta-feira, (29), sobre os casos de violência sexual com destaque para o que aconteceu na noite desta quinta-feira quando uma mulher foi sequestrada e vítima de estupro coletivo, na Capital. ” Normalmente, após uma situação de violência sexual, a vítima costuma apresentar sintomas ligados a um quadro agudo de estresse. Comumente apresentam insônia, hipervigilância, baixa autoestima. Os sintomas podem piorar caso a vítima não receba o acolhimento e acompanhamento psicológico necessário”, comentou a psicóloga.
Ela disse ainda que em casos mais graves, caso não haja o acompanhamento adequado, a vítima pode vir a desenvolver um quadro de estresse pós-traumático, fobia e depressão.
” Neste ano, a Lei 12.845 de 1 de agosto de 2013 completa 10 anos. A referida lei dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual, prevendo atendimento imediato e obrigatório em todos os hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde, incluindo amparo médico, psicológico e social imediatos”, comentou.
Discussion about this post