Na última quarta-feira (29), representantes do programa Família Acolhedora, do polo regional de Princesa Isabel, se reuniram com a equipe da rede socioassistencial de Manaíra, entre eles o Conselho Tutelar (representante da equipe atual e futuros conselheiros), CRAS, CREAS, SCFV, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
O encontro contou com a participação da família do município já cadastrada no serviço, Cida de João e Mocinha e Lada, e teve como intuito, compartilhar informações cruciais sobre o funcionamento do programa.
A troca de conhecimentos entre profissionais e famílias reforçou o compromisso com o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo um ambiente familiar seguro e acolhedor.
Sobre o Programa:
O Família Acolhedora é uma iniciativa resultante da parceria entre o governo estadual e as prefeituras locais, visando oferecer um lar temporário a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que estejam afastadas de suas famílias biológicas por decisão judicial.
As famílias acolhedoras recebem uma bolsa equivalente a um salário mínimo para auxiliar nas despesas da criança durante o período em que estiver sob sua guarda. Além disso, contam com o suporte e acompanhamento psicológico fornecido pelos serviços de assistência social, tanto municipais quanto estaduais. É importante ressaltar que a criança permanecerá sob os cuidados da família acolhedora até que sua família de origem esteja pronta para recebê-la novamente.
Para se tornar parte do Família Acolhedora, o responsável pela família interessada em contribuir deve procurar a Secretaria de Assistência Social ou outro órgão de assistência social no município para realizar o cadastro. É importante ressaltar que o processo de cadastramento requer o cumprimento de critérios específicos, garantindo que a família esteja apta e preparada para participar ativamente do programa.
Discussion about this post