A Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal, da Secretaria da Saúde (SES) do governo da Paraíba, promove neste sábado (18) mais uma Feira de Educação, Cuidados e Adoção Animal. A quarta edição do evento acontece das 14h às 17h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Mariano, localizada à Avenida Campina Grande, no Bairro de Tibiri, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa.
O evento faz parte das ações do programa Paraíba Pet e o objetivo é sensibilizar e educar a população sobre a importância da adoção responsável, visando reduzir o abandono e o sofrimento animal. Na ação, a população terá acesso, de forma gratuita, a testes rápidos de leishmaniose em seus animais de estimação, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos.
Além da adoção responsável de cães e gatos, serão oferecidas orientações de cuidados para com os animais, entrega de brindes e cadastro para a castração animal. Para a saúde humana, haverá serviços de aferição de pressão e teste de glicemia. O evento é aberto ao público.
“O objetivo do evento”, de acordo com a gerente operacional das Políticas da Causa Animal, Fabíola Rezende, “é buscar uma adoção responsável para que os bichinhos que estarão no evento para a adoção tenham uma família que os recebam com muito amor”. Conforme ela informa, são cães e gatos que ficam em lares temporários de protetores independentes e em ONGs, que precisam, urgentemente, de um lar.
“Com essa ação, além de toda a interação com a comunidade, o governo do estado abraça a causa animal, na busca incessante de fazer o controle populacional, para que a gente consiga ter menos animais na rua sofrendo, passando fome, frio e correndo riscos”, ressalta Fabíola, sempre enaltecendo que a causa animal é uma questão de saúde pública.
O programa Paraíba Pet promove os direitos e o bem-estar dos animais, visando garantir as condições para a satisfação das necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida de cães e gatos que vivem sob o domínio do homem. “Nossa intenção é formar uma sociedade mais responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração itinerante com o Castramóvel, que ajuda no controle populacional e diminui o abandono, principalmente em localidades que não possuem um programa de castração para auxiliar tutores e protetores independentes”, explica Fabíola Rezende.
Fonte: Espaço PB com Secom-PB – Foto: Divulgação
Discussion about this post