Na manhã desta segunda-feira, 24 de março, a Secretaria de Saúde de Manaíra, por meio das equipes da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica, promoveu uma ação educativa e preventiva nas escolas das comunidades Fortaleza, Caroá e Umbuzeiro.
Durante a visita, foram realizadas palestras educativas sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Além disso, os profissionais reforçaram orientações sobre medidas de proteção contra a leishmaniose visceral, que pode afetar tanto humanos quanto animais.
Como parte da ação, foram realizados testes rápidos de leishmaniose em humanos, fornecidos pelo LACEN, especialmente em áreas onde houve contraprova positiva em animais. Além disso, novos testes foram aplicados em animais que não estavam presentes na última busca ativa.


Para ampliar as medidas de controle, a Vigilância Sanitária já solicitou novos testes para humanos, além da realização de dedetização em residências, chiqueiros e currais onde há presença do mosquito palha, transmissor da doença. O objetivo é prevenir casos e proteger a saúde da população da zona rural.
A luta contra as doenças transmitidas por vetores é um compromisso de todos. Portanto, faça sua parte: elimine focos de água parada, proteja seus animais e fique atento às orientações das equipes de saúde.
Assessoria
Discussion about this post