Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) estão participando da elaboração do Plano de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância do Projeto PIPAS (Primeira Infância Para Adultos Saudáveis). Nesta quinta-feira (2), o projeto reuniu, no Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, representantes de 13 Capitais brasileiras participantes para construir propostas conforme a realidade de cada região.
De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança de João Pessoa, Julienne Lima, o projeto tem como base pesquisas realizadas durante as campanhas de multivacinação nas capitais. Em João Pessoa, foram realizadas 915 entrevistas em 30 unidades de saúde da família, nos cinco Distritos Sanitários, com os responsáveis de crianças de 0 a 5 anos de idade sobre o desenvolvimento infantil.
“A pesquisa abordou todos os eixos da primeira infância, com base no ‘Nurtiring Care’, que envolve saúde; nutrição; segurança e proteção; cuidados responsivos e aprendizagem no início da vida. O objetivo é que a partir dos indicadores levantados, nós possamos implementar o plano na Atenção Básica”, explicou a coordenadora, Julienne Lima.
O Plano de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância é uma parceria do Projeto PIPAS com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras (IFF).
Discussion about this post