A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da área técnica da Saúde do Homem, inicia nesta quarta-feira (7) as atividades da Campanha Novembro Azul, voltada à promoção e prevenção da saúde masculina. A abertura oficial acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem, no bairro 13 de maio, a partir das 8h.
Durante a abertura oficial, serão ofertados aos usuários atendimentos médicos, de enfermagem, testagem rápida para ISTs, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, solicitação de exames de rotina como hemograma e PSA, e atendimentos e orientação de saúde bucal. Ainda haverá apresentações culturais e outras atividades educativas acerca da saúde do homem.
Com o tema “Homens como sujeitos de cuidado – ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde”, a campanha da SMS, que segue até o final do mês, tem como objetivo ampliar o cuidado com a saúde integral do homem, através de um cuidado contínuo.
“A campanha aborda mais uma vez a vulnerabilidade masculina para todas as doenças, trabalhando a necessidade da promoção e prevenção à saúde durante todo o ano. É nesse sentido que o slogan da nossa campanha esse ano é ‘De novembro a Novembro’, que busca engajar os homens como sujeitos de cuidados”, destaca o coordenador da Saúde do Homem, Késsio Brito.
Esse ano, além das atividades de promoção e prevenção nos serviços da Atenção Básica com ofertas de atendimentos médicos e odontológicos, orientações em saúde bucal, solicitação de exames, testagem rápida e palestras sobre a saúde do homem no geral, com foco nas principais causas de adoecimento, a SMS estará disponibilizando durante o mês de novembro 3.000 exames de PSA Total e 3.000 exames de PSA Livre, além de ampliar a oferta de consultas com urologista para 500 vagas.
Para acesso aos serviços, consultas especializadas e exames, o cidadão deve procurar sua Unidade de Saúde da Família para uma consulta com o médico, que vai fazer a requisição ou encaminhamento.
PSA – O PSA é uma enzima utilizada para auxiliar no diagnóstico ou monitoração de câncer de próstata. O nível de PSA em homens sem câncer de próstata, normalmente é abaixo de 2,5 nanograma por mililitro (ng/ ml) de sangue. Se o nível estiver acima deste limite, há maior possibilidade de acometimento da doença, sendo necessária a realização de exames complementares, como exame de toque e biópsia.
Câncer de Próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013, foram mais de 13.700 óbitos causados pela doença. A previsão é de 68.220 novos casos em 2018.
Secom-JP
Discussion about this post