A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na tarde desta sexta-feira (14), uma capacitação voltada aos profissionais das unidades básicas de saúde e maternidades públicas. O evento aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As atividades, que tiveram início na última quarta-feira (12), foram feitas pela Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Seção IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais.
O objetivo da ação foi orientar os profissionais de saúde, da assistência à saúde e vigilância epidemiológica, quanto aos fluxos e condutas acerca de casos suspeitos ou confirmados de sífilis e HIV. Trata-se de uma atualização dos conteúdos de assistência ao mal causado pelas infecções sexualmente transmissíveis, com enfoque no HIV, na sífilis e na sífilis congênita.
“Em dois dias, conseguimos atingir mais de 200 profissionais de saúde, a exemplo de enfermeiros, médicos e técnicos da Vigilância Epidemiológica, da Rede de Atenção em Saúde, das maternidades públicas, dos núcleos epidemiológicos do Distritos Sanitários e das Unidades de Pronto Atendimento”, revelou Paula Menezes, gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS-JP.
Durante a atualização para o enfrentamento da sífilis e HIV, foram abordados temas ligados ao manejo clínico das doenças, fluxo de notificações dos agravos IST, Aids, sífilis e estudos de casos.
Discussion about this post