A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está fiscalizando o cumprimento do decreto municipal nas feiras livres e nos mercados públicos. No último sábado (9), o prefeito anunciou novas medidas de contenção social, que foram publicadas em decreto. Entre elas, está a suspensão temporária das feiras livres, incluindo as que estão situadas no entorno dos mercados. Diante disso, a Sedurb iniciou o trabalho de fiscalização e orientação à população nesses ambientes.
O trabalho começou ainda no domingo (10), quando equipes da Sedurb visitaram esses espaços, conversando com os comerciantes e deixando-os cientes do novo decreto. O trabalho não envolve apenas a fiscalização da suspensão temporária das feiras, mas também o funcionamento dos serviços essenciais dentro dos mercados, garantindo que todas as exigências estabelecidas na publicação municipal estejam sendo cumpridas. As equipes atuam na manhã desta terça-feira (12) na feira e no Mercado de Mangabeira, Rangel, Oitizeiro e Mercado Central.
“A gente conversa também com os responsáveis pelos boxes considerados serviços essenciais, ou seja, que têm autorização de funcionar. Vistoriamos o uso de máscaras por parte de funcionários e clientes, bem como a disponibilização de álcool gel”, explicou Joubert Fonseca, diretor de Serviços Urbanos da Sedurb.
Esse trabalho de fiscalização será contínuo. Equipes da Sedurb serão distribuídas em fiscalização constante nas feiras e mercados, garantindo o cumprimento do decreto e viabilizando o isolamento social na Capital. “Essas medidas mais enérgicas se tornaram necessárias para garantir o cumprimento do isolamento social na nossa cidade. Não podemos permitir pontos de aglomeração, o momento é de conscientização, de orientar a população e de combater o vírus. Direcionamos nossas equipes para realizar esse trabalho de orientação e estaremos com esses serviços de maneira intensificada durante esse período de pandemia”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.
O decreto – Lembrando que a publicação estabelece a suspensão temporária das feiras livres. Os mercados podem funcionar, com os serviços considerados essenciais, como frutas, verduras e açougue. Não está sendo permitida a abertura de outros tipos de estabelecimentos nas dependências dos mercados, como forma de evitar aglomerações. Os mercados estão funcionando assim desde o início da pandemia e da publicação do primeiro decreto municipal. O decreto do último sábado está disponível no endereço:
Discussion about this post