Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba lança nesta quinta-feira (19), às 16h, no Largo de Tambaú, em João Pessoa, a ‘Operação Verão 2025’. As ações, que começam no início da estação, seguem nos festejos de fim de ano, até o período de Carnaval, agregando efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e de outros integrantes do Sistema de Segurança Pública, como Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Sistema Penitenciário. O lançamento da operação vai contar ainda com uma apresentação musical conjunta das três bandas das forças de Segurança, que irão executar um repertório natalino e contemporâneo, em alusão aos festejos.
As tropas se apresentarão formalmente no largo, junto com os equipamentos – carros, motos, triciclos, bicicletas, botes, jet skis , entre outros, que são utilizados no policiamento e atividades bombeirísticas. Este ano, todo o efetivo está empenhado na operação nos 223 municípios paraibanos, com reforço naqueles que concentram maior população e circulação de pessoas. Também haverá o uso estratégico das duas aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), em operações policiais e resgates aeromédicos.
Polícia Militar – O efetivo da PM vai atuar com uso de viaturas, motocicletas, cavalos, drones, bicicletas, além do policiamento a pé. As estratégias adotadas seguem as diretrizes dos setores de Inteligência e Estatística da corporação, que realizam o mapeamento e ocupação de áreas visando a prevenção e combate aos crimes contra o patrimônio e à vida.
Na capital haverá a presença do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) com ações de rondas, blitzen, abordagens e ações preventivas em toda a orla de João Pessoa, Lucena e Conde. O esquema de segurança prevê o uso dos Veículos Individuais de Policiamento (VIP) e quadriciclos, que permitem mais rapidez e agilidade no atendimento em ocorrências com terrenos diversos.
Corpo de Bombeiros Militar – Os bombeiros este ano irão receber o reforço de médicos da Secretaria de Estado da Saúde, para atendimento a ocorrências de resgates, especialmente de afogamentos. A parceria vai agilizar o atendimento das vítimas, em Viaturas de Intervenção Rápida (VIR) – com médicos e bombeiros militares, até o Hospital de Trauma de João Pessoa.
Ao longo da faixa que se estende de Barra de Camaratuba a Acaú, abrangendo os limites com os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco os guarda-vidas estarão realizando o serviço de praia, com o suporte de embarcações, lanchas, botes infláveis de salvamento e jet-skis para a segurança dos banhistas, atuando também no interior do estado, em mananciais, como rios, açudes e lagos.
A corporação conta com mergulhadores treinados e especializados em operações de busca e resgate em ambientes subaquáticos, garantindo uma resposta eficaz em situações que demandem atuação nesse tipo de cenário.
Polícia Civil – Durante a Operação Verão, a Polícia Civil vai reforçar os plantões e nos locais de maiores eventos serão instaladas Delegacias Móveis. A Coordenação das Delegacias de Atendimento à Mulher (Coordeam) também vai funcionar com mais equipes, graças ao ingresso de novos servidores, recém-nomeados.
A instituição ainda dispõe da Delegacia Online – delegaciaonline.pb.gov.br – na qual o cidadão pode realizar registro remoto de notícias de fatos e ocorrências policiais não-violentas tais como perda ou extravio de documentos, furtos simples, registro de pessoas desaparecidas e de violência doméstica e familiar, incluindo requisição de Medida Protetiva de Urgência e manifestação pela Representação Criminal. Já o Disque Denúncia – 197 possibilita ao cidadão denunciar, anônima e remotamente, práticas criminosas e autorias delitivas, inclusive com a possibilidade de envio de áudios, fotos e vídeos, via WhatsApp.
Operação Lei Seca – Com um efetivo de 60 agentes de trânsito e um total de 12 viaturas, além de dois reboques e 1 van, o Detran-PB, por meio da Lei Seca, participará da Operação Verão 2025.
Os agentes de trânsito serão responsáveis pelas fiscalizações, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba e com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones e barreiras de sinalização retrátil.
Discussion about this post