A Secretaria da Segurança e da Defesa Social deu início, nesta quarta-feira (11), ao reforço das ações dos órgãos operativos em todo o estado. Esta iniciativa conjunta envolve a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e acontece até o domingo (15), com todo o efetivo trabalhando em regime de escalas e dedicados à prevenção e repressão qualificadas, durante o feriado prolongado.
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) estará pronto para responder rapidamente às ocorrências, tanto de resgates como de natureza policial, visando proporcionar maior agilidade nos atendimentos nas áreas costeiras do estado e nas rodovias que cortam a Paraíba.
Todo o monitoramento das ações será realizado pelos Centros Integrados de Comando e Controle, de João Pessoa, Campina Grande e Patos, que contam como sistema de videomonitoramento e recebem imagens de mais de mil câmeras em toda a Paraíba, o que possibilita mais agilidade e pronta resposta às ocorrências. A comunicação entre as forças de segurança também conta com sistema de rádio de alta cobertura e criptografado.
Os centros permitem o monitoramento em áreas com maior concentração de público e áreas de grande circulação, garantindo que as operações de segurança sejam eficazes e ágeis. A capacidade de reunir informações em tempo real, juntamente com a coordenação de recursos e equipes em todo o Estado.
POLÍCIA MILITAR – A Polícia Militar vai atuar em todas as regiões e nas cidades com maior população e circulação de pessoas, a exemplo da capital. Haverá a intensificação das abordagens a pessoas e veículos, operações de blitz, checkpoints e patrulhas em áreas com maior vulnerabilidade social. A seleção dos chamados ‘pontos quentes’ é baseada em um estudo de geoprocessamento conduzido pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.
POLÍCIA CIVIL – A Polícia Civil, responsável pelas investigações, envolverá profissionais em delegacias do estado, incluindo delegados, agentes de investigação, escrivães de polícia, agentes operacionais e servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC), além de viaturas. Esta será a primeira operação que contará com o reforço de 485 policiais civis recentemente nomeados pelo Governo do Estado.
CORPO DE BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros Militar vai empregar seu efetivo em todo o Estado e, especialmente no litoral e áreas de mananciais, haverá postos de guarda-vidas serão ativados, com auxílio de embarcações itinerantes. Além disso, serão realizadas blitzes preventivas e educativas para orientar a população sobre os principais riscos durante o feriado prolongado e para os banhistas que desejarem usar os ambientes aquáticos.
DETRAN – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, intensificará as ações da Operação Lei Seca durante o feriadão. As fiscalizações têm como alvo condutores que desobedecem às leis de trânsito, principalmente em relação a infrações relacionadas à embriaguez ao volante. O Detran contará com um efetivo de agentes de trânsito e equipamentos específicos, como talonários eletrônicos com impressoras, bafômetros e cones sinalizadores com redutores móveis de velocidade. Viaturas operacionais serão usadas para apoiar essas ações.
As ações da Lei Seca ocorrerão em conjunto com outros órgãos de segurança pública do Estado e dos municípios, estabelecendo pontos de abordagem nos principais corredores de tráfego, com o objetivo de agir de forma preventiva e repressiva nos casos de flagrante.
CANAIS DE DENÚNCIA – A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba disponibiliza vários canais de atendimento ao cidadão, incluindo o número 190 para comunicar qualquer tipo de ocorrência à Polícia Militar, o 193 para situações de resgates, acidentes, colisões, incêndios e outras emergências relacionadas à vida, e o Disque Denúncia (197) para denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Para ocorrências simples e sem violência, a população pode contar com o serviço da Delegacia On-line (www.delegaciaonline.pb.gov.br
Discussion about this post