“Estimular a capacidade, dar às mulheres automotivação e aumentar a autoestima”. Essa é a meta de um trabalho social que é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Habitação (Semhab), com um grupo de 40 mulheres moradoras do Complexo Habitacional Vista Alegre, no bairro Colinas do Sul. Dois grupos, ‘Mulheres Poderosas’ e a ‘Turma da Ginástica’, se reuniram, nesta quarta-feira (17), para um momento de confraternização, para recordar o Dia das Mães e também trocar experiências que levem a valorização do papel dessas mulheres na família e na sociedade em que elas vivem.
“A Semhab, através da equipe técnica e social, faz um trabalho acompanhando no dia a dia desse grupo de mulheres, que são donas de casa e vivem para família e a nossa intenção é valorizá-las para aumentar a autoestima delas, já que são pessoas que tinham uma vida sofrida morando em condições precárias e mudaram de vida quando vieram morar no residencial construído pela Prefeitura”, afirmou a secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, acrescentando que o prefeito Cícero Lucena sempre tem dito que “é preciso entregar para as famílias uma moradia nova, mas também oferecer a elas uma nova oportunidade e uma mudança de vida para melhor e isso passa pela valorização da autoestima”, disse.
A reunião aconteceu no apartamento de Valdenise Ferreira do Nascimento, que recebeu o grupo com satisfação e disse que mudou de vida depois que foi morar no Residencial Vista Alegre I. “Antes, eu vivia muito sozinha e às vezes ficava muito triste, mas participando das aulas com o professor e trocando experiências com outras mulheres, eu encontrei um motivo a mais para viver, me sinto melhor, mais valorizada, me sinto viva”, comentou.
Outra dona de casa que esteve na reunião foi Ana Paula Nunes, que tem um filho especial e é acompanhada pelo Serviço Social da Semhab. Ana disse que hoje pode oferecer uma vida melhor para os filhos, pois sempre tem apoio de uma colega do residencial e as assistentes sociais lhe dão a orientação necessária para que ela tenha uma qualidade de vida melhor. “Eu só posso agradecer a Deus, ao prefeito Cícero Lucena, a secretária Socorro Gadelha e as técnicas da Semhab que sempre me acolheram”, salientou.
A ideia de promover o encontro entre o Grupo ‘Mulheres Poderosas’ e a ‘Turma da Ginástica’, nasceu de uma conversa entre dois integrantes da equipe técnica e social da Semhab, o personal Berg Senna e a assistente social Cláudia Gouveia. “Nós entendemos que o nosso trabalho tem o mesmo objetivo, que é valorizar a autoestima dessas mulheres e resolvemos fazer um fondue de chocolate porque é uma coisa diferente da realidade delas, transformando isso num ambiente bem descontraído, onde todas elas se sentiram valorizadas e importantes”, comentou o personal Berg Senna.
A assistente social Cláudia Gouveia, que coordena o Grupo Mulheres Poderosas, explicou que o grande objetivo é valorizar a autoestima e assim evitar a depressão e outras doenças. “Nós procuramos trabalhar a automotivação e a capacidade delas de encontrar motivos e estímulos para superar dificuldades, para que cada uma delas consiga alcançar seus objetivos, o que pratica significar levantar de manhã com vontade de trabalhar, produzir e fazer mil coisas, chegando no final do dia com a sensação do dever cumprido”, explicou.
Discussion about this post