A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai realizar várias atividades educativas para comemorar neste dia 8 de agosto, o Dia Mundial do Pedestre. A conscientização tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de fazer uma travessia com segurança nas faixas de pedestres, orientando os condutores sobre o respeito, assim evitando riscos de acidentes.
As atividades vão acontecer dentro das escolas com teatro de bonecos, circuito de bicicletas, jogos educativos e na parte externa com travessias de pedestres nas faixas, supervisionadas pela equipe de educadores da Divisão de Educação para o Trânsito (Died). A primeira ação ocorre nesta quarta-feira (8), às 10h, na Escola General Rodrigo Otávio, no Bairro dos Estados.
Em João Pessoa, campanhas para o uso com segurança da faixa de pedestre são contínuas dando assim mais espaço para os cidadãos não motorizados. O pedestre é a parte mais vulnerável do trânsito, ou seja, o cuidado deve ser redobrado para os motoristas que conduzem seus veículos e também para as pessoas que se deslocam a pé aos seus destinos. Atualmente, na Capital, existem aproximadamente 2.000 faixas de pedestres.
De acordo com o superintendente, Adalberto Araújo, a nova política de mobilidade urbana definida pela Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, diz que a prioridade de circulação é do pedestre e dos veículos não motorizados. “Além dessas campanhas, estamos realizando políticas públicas para diminuir a violência no trânsito com o controle e monitoramento da velocidade melhorando a mobilidade, ampliando e otimizando a sinalização e garantindo mais segurança viária para a população”, explicou.
A chefe da Divisão de Educação, Gilmara Branquinho, disse que essa homenagem ao pedestre é de extrema importância para lembrar que além de deveres, temos também direitos contribuindo assim por um trânsito mais seguro. “Escolhemos as escolas para esta ação, pois as crianças são a base para a formação de futuros condutores e para orientar sobre o comportamento que elas terão que fazer enquanto pedestres”, declarou a educadora.
Programação – A Semob-JP terá uma programação das ações nos dias 8, 9 e 10 de agosto, em três escolas municipais. A primeira a ser visitada pela equipe de educadores é a Escola General Rodrigo Otávio, Bairro dos Estados, com teatro de bonecos e travessia de pedestres, às 10h.
Na quinta-feira (9), será a partir das 10h, na Escola Professor Luiz Mendes Pontes, no Cristo Redentor com circuito de bicicletas e travessia de pedestres e na sexta-feira (10), às 15h, na Escola Professor Ubirajara Pinto Rodrigues, no Bairro dos Ipês com jogos educativos e travessia de pedestres.
Dicas para o Condutor:
Respeite os limites de velocidade das vias;
Respeite a faixa de pedestre;
Dê a preferência: seja gentil e facilite a travessia;
Reduza a velocidade e redobre a atenção;
Não use o celular ao volante.
Dicas para o pedestre na travessia da faixa:
Coloque-se em um lugar visível ao condutor;
Aguarde na calçada o momento certo para atravessar a rua;
Acene com a mão pedindo passagem;
Aguarde a parada de todos os veículos;
Atravesse sobre a faixa com passos firmes;
Agradeça ao condutor.
Secom-JP
Discussion about this post