O Conselho Diretor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) se reuniu, nesta sexta-feira (30), para fazer balanços e avaliações das ações planejadas e executadas durante todo o ano de 2022.
Para o superintendente da Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho, a reunião foi muito produtiva para alinhar junto aos diretores as questões positivas ou que ainda estão pendentes e projetar novas atividades e ações para servir melhor a população de João Pessoa, em 2023.
“Nesses dois anos da gestão do prefeito Cícero Lucena, vimos que nosso trabalho foi bastante produtivo, mas isso não significa que vamos diminuir, precisamos avançar mais para prestar um serviço eficiente e de qualidade”, ressaltou.
Foram promovidas, de janeiro a dezembro deste ano, mais de 250 ações educativas voltadas para públicos diversos. A estimativa é de que através das abordagens, mais de 20 mil pessoas, direta ou indiretamente, tenham sido alcançadas.
Mais de 10 mil credenciais foram emitidas este ano, beneficiando pessoas com mais de 60 anos, com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Fibromialgia ou Síndrome de Down.
Houve ainda o reforço da sinalização viária em toda a cidade. Só este ano, foram 3.664 intervenções com a finalidade de aumentar a segurança e a fluidez do tráfego, ordenar o fluxo e orientar os usuários na via.
Também foram apontados avanços com a instalação de mais 11 medidores de velocidade para coibir as imprudências no trânsito e torná-lo mais seguro para todos, através da redução das chances de acidentes. Entre os bairros que estão recebendo os dispositivos, estão Mangabeira, Mandacaru, Torre, Cuiá, Valentina e Mandacaru.
Além disso, a Semob-JP intensificou a fiscalização, ajustou linhas do transporte coletivo, assinou convênios entre órgãos de trânsito, disponibilizou a Declaração de Acidente de Trânsito Sem Vítimas, e criou comissões para reduzir o número de acidentes de trânsito na Capital.
Os projetos que foram executados este ano melhoraram o trânsito em diversos bairros, como a implantação da rotatória do bairro do Geisel (Campo dos Santos), liberação do trânsito na ladeira do Cabo Branco, instalação de rotatória em um cruzamento, no bairro do Grotão, mudança de trânsito em ruas no bairro dos Bancários e Jardim São Paulo, adequação da rotatória da Curchatruz (Bessa) e para o próximo ano vamos ter a ampliação das ciclovias e ciclofaixas na cidade.
Também foram entregues fardamentos e equipamentos novos para os agentes de mobilidade como: Cinto, Calçados, Luvas, Capacetes, Apito, Joelheiro, Cotoveleira, Botas cano longo, Galochas, Capas de Chuvas, Tênis, Porta Treco, Chapéu, somando mais de 1.200 acessorios, mostrando a preocupação com a segurança dessses profissionais.
Em Janeiro – A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Semob-JP, vai lançar em janeiro a Operação Verão de Paz no Trânsito 2023, onde serão realizadas atividades de conscientização e fiscalização com o objetivo de promover a mobilização e sensibilizar a sociedade para a necessidade de prevenir acidentes e, consequentemente, salvar vidas.
“Nosso efetivo vai auxiliar o trânsito nas festas de fim de ano e já no início de janeiro vamos realizar uma ação durante todo o verão para conseguirmos o nosso objetivo que é evitar acidentes e salvar vidas”, declarou ainda Expedito.
Participaram da reunião, o superintendente, Expedito Leite Filho; o superintendente-executivo, Marcos Souto Maior Filho; o diretor administrativo-financeiro, Marcos Holmes; o diretor de operações, Sanderson Cesário e o diretor de transportes urbanos, Victor Gomes, além do chefe da gabinete, João Meira.
Discussion about this post