A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém no Instituto Cândida Vargas (ICV) um setor de cardiologia que atende gestantes e bebês recém-nascidos que apresentam patologia cardíaca. Há um ano, o setor passou por uma reforma e ampliação e, desde então, passou a atender um maior número de pacientes. Só no último ano, foram mais de dois mil atendimentos.
O serviço atende usuárias de João Pessoa e de municípios pactuados prestando atendimento nas áreas de cardiopatia e gravidez, cardiopatia pediátrica, avaliação pré- operatória e acompanhamento ambulatorial. Pelo setor são atendidos pacientes e recém-nascidos internos na maternidade, encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família ou regulados de outras cidades.
De acordo com Adriano Nunes, coordenador de cardiologia do ICV, desde que passou por reforma o setor passou a ofertar melhor acomodação e atendimento às usuárias. “Todas as grandes maternidades do país possuem suporte de especialidades clínica e destas a maior demanda sempre é a de cardiologia. Hoje temos o principal serviço de cardiopatia e gravidez do Estado que oferece grande suporte às mulheres de maior risco gestacional”, comenta o médico cardiologista.
Os atendimentos no setor de cardiologia acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, por meio de consultas reguladas. Nos demais horários e finais de semana, o setor fica a disposição para atender urgências de pacientes internas na maternidade.
O setor possui recepção, a sala de atendimento médico e sala de exames onde são realizados exames cardiológicos, como eletrocardiograma.
ICV – O Instituto Cândida Vargas (ICV) é referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste. O Instituto oferece desde acompanhamento pré-natal de alto risco até um Banco de Leite, para os casos das mães que não conseguem amamentar.
Secom-JP
Discussion about this post