Seguindo a programação de visitas às comarcas do Estado para a escolha de delegados sindicais, o Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba marcou presença, terça e quarta-feira passadas, nas Comarcas de São João do Rio do Peixe, Uiraúna, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e São Bento.
Segundo o diretor-presidente do Sindojus, Benedito Fonsêca, foram ouvidas as demandas específicas da categoria em cada Comarca. Em São João do Rio do Peixe, por exemplo, foi constatado o acúmulo de Oficiais de plantão. Já em São Bento, ocorre o contrário: a Comarca não tem profissionais para realizar as demandas da Justiça.
Adequação às audiências
Benedito conversou com o juiz-diretor do Fórum de São João do Rio do Peixe, Kleyber Thiago Trovão Eulálio, “que se prontificou, em face da carência de oficiais e da quantidade de diligências, a adequar a presença dos profissionais nas audiências”.
O tema suscitado nas Comarcas de Catolé do Rocha e Brejo do Cruz, segundo Benedito, diz respeito à remoção compulsória de Oficiais para a Comarca de São Bento, onde faltam profissionais, ao ponto de o próprio Tribunal de Tribunal de Justiça ter enviado ofício à Comarca de Catolé pedindo à direção do Fórum que designe um deles para São Bento.
Insuficiência de Oficiais de Justiça
Benedito destacou que a juíza Fernanda de Araújo Paz chegou a dizer que está impossibilitada de atender à solicitação do TJ, devido à insuficiência de Oficiais no quadro, uma vez que existem profissionais em férias, de licença médica e designados para sessões do Tribunal do Júri em março deste ano. Ainda em São Bento, ele teve um encontro promissor com o deputado estadual da região, Galego de Souza.
“Na Comarca de São Bento, durante esse dialogamos em torno do que podemos fazer em relação à Comarca de São Bento. O deputado abriu as portas de seu gabinete para nós. Teremos um segundo momento com ele, na Assembleia Legislativa, para discutirmos assuntos relacionados à categoria”, comentou Benedito, que esteve acompanhado do diretor de imprensa e mobilização sindical, Diarley Johnson.
Apesar da preocupação de Benedito Fonsêca com os problemas encontrados nas Comarcas, ele viu como fato extremamente positivo à filiação de três Oficiais da Comarca de Catolé do Rocha ao Sindicato, o que traduz o sentimento de respeito e confiança inspirado pela entidade junto à categoria.
Assessoria
Discussion about this post