Também foi celebrada missa em memória ao falecimento do médico paraibano e entrega da Medalha Janduhy Carneiro
Nesta sexta-feira (31), a Fundação Napoleão Laureano (FNL) realizou solenidade alusiva pelos 73 anos do falecimento do médico Napoleão Laureano, com entrega da Medalha do Mérito Janduhy Carneiro a cinco personalidades da sociedade civil que sempre se solidarizam e contribuem no combate ao câncer na Paraíba. Também foi celebrada uma missa em memória ao pioneiro na defesa de tratamentos oncológicos gratuitos para os paraibanos. O evento, que foi apresentado por Linda Carvalho, ocorreu na recepção da quimioterapia e na capela do HNL.
Esse ano, os homenageados com a honraria foram: Harrison Targino, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba (OAB-PB); Ronaldo Cardoso, presidente do Grupo Bemais Supermercados; Germano Carvalho Brito, titular do Cartório Toscano de Brito; José Nilson Crispim Júnior, empresário que foi presidente da Cerâmica Elizabeth; e Edson Cunha Neto, presidente da Gráfica Santa Marta.
A celebração é uma iniciativa da FNL para reconhecer o empenho de pessoas da sociedade civil que em 2023 foram primordiais para que o Hospital Napoleão (HNL) continuasse sendo referência na oncologia da Paraíba. Foram as ações e solidariedade dessas pessoas que ajudaram da realização dos tratamentos oncológicos de milhares de pessoas, a cada mês.
“Todos os anos, realizamos essa cerimônia em alusão ao falecimento de Napoleão Laureano, pois foi o seu desejo antes da sua partida desse mundo que motivou a criação da fundação e por conseguinte desse hospital. Então, o dia 31 de maio sempre será um marco na história de todos desse hospital. Esse é um evento muito importante para todos que fazem o Laureano. Sobretudo porque através desses homenageados podemos agradecer a todas as pessoas que nos ajudam a manter a excelência no tratamento oncológico dos paraibanos, celebra o presidente da FNL, Marcelo Lucena Filho.
O empresário Ronaldo Cardoso agradeceu o reconhecimento e fez questão de relembrar que já era um admirador do hospital antes mesmo do Bemais existir. “Eu já tinha um olhar diferente para o Laureano, como uma referência no tratamento do câncer, antes de termos os supermercados. Esse é um hospital que a Paraíba aprendeu a amar. Então, depois que Deus nos concedeu tamanha dádiva de sermos prósperos em nossas empresas é justo que fossemos solidários com as causas sociais do nosso estado. Saibam que há mais alegria dar do que receber”, destaca o presidente do Grupo Bemais Supermercados.
Para o homenageado Germano Toscano de Brito – que recebeu a medalha do diretor financeiro da FNL Antonio Carneiro Arnaud – ser reconhecido nesta data é algo muito significativo. “Hoje, relembramos os feitos de Napoleão Laureano, patrono e fundador da fundação mantenedora desse hospital tão importante para a Paraíba. Por isso, fico eternamente grato por essa homenagem a minha pessoa e ao cartório do qual sou titular há quase 50 anos”, comenta o tabelião.
Já o presidente da OAB-PB, não hesitou em enaltecer a dedicação de todos que fazem o HNL. “Recebo essa homenagem pelas mãos do diretor geral Marcílio Cartaxo com muita alegria, mas esse hospital é que merece todas as homenagens e reverências. Não há como ingressar no Laureano e não ser tocado por tudo que essa instituição e todos seus profissionais fazem para cuidar das pessoas com câncer. Por isso minha emoção em receber essa medalha tão significativa também para a instituição que faço parte, a OAB-PB”, destaca Harrison Targino.
Ao receber a honraria do diretor técnico Rodrigo Marmo, o empresário e ex-presidente da Cerâmica Elizabeth reafirma sua solidariedade para com o hospital que há mais de seis décadas trata milhares de paraibanos com câncer. “Sou muito grato pela homenagem e reafirmo que o hospital Napoleão Laureano pode continuar contando com a gente. Eu estarei sempre presente para ajudar no que for preciso. Estarei sempre com vocês!”, assegura José Nilson Crispim.
A programação contou ainda com apresentação musical do violinista Evaldo Filho e do Coral Bela Voz, formado por pacientes laringectomizados do Hospital Napoleão Laureano, que deram um show de perseverança e esperança de superação do câncer de laringe.
Discussion about this post