Gisele Falcão é técnica em Enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) Róger III, em João Pessoa. Entre um atendimento e outro, surgem casos em que ela necessita do suporte de outros profissionais para orientar os usuários da unidade. Em situações como esta, ela costuma recorrer à consultoria do Telessaúde.
“Quando tenho dúvidas sobre o atendimento de algum usuário, eu envio minhas perguntas e os teleconsultores sempre me respondem, o que me ajuda profissionalmente e até mesmo para outras situações. O retorno dos profissionais do programa é sempre positivo porque é uma segunda opinião para complementar o trabalho dos profissionais da unidade”, comentou a técnica em Enfermagem.
O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento da Atenção Básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação e comunicação que oferecem condições para promover a teleconsultoria e a tele-educação.
A ferramenta é utilizada pelas equipes de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, odontólogos, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde) e também pelos profissionais dos núcleos de apoio à saúde da família (fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais, farmacêuticos, entre outros).
O programa foi implantado efetivamente em João Pessoa no ano de 2013 e atualmente conta com mais de 1,1 mil profissionais cadastrados para utilizar a consultoria prestada por médico, odontólogo e enfermeiros. Também compõem a equipe do programa: programador, técnico de informática, telerregulador e gerente administrativo.
De acordo com o médico do Telessaúde Redes JP, Eduardo Simon, a ferramenta funciona como uma orientação adicional sobre as demandas encontradas por esses profissionais durante o trabalho. “Há casos em que os agentes de saúde me mandam perguntas e eu vejo o quanto eles se interessam em resolver os problemas das pessoas, mas às vezes não sabem muito bem como fazer e eu tenho a oportunidade de dar algumas orientações de como ele pode conduzir o caso”, disse.
Além de possibilitar a interação entre os profissionais de saúde, o programa ajuda a reduzir a quantidade de encaminhamentos para os serviços especializados. “O nosso objetivo é que esse contato faça com que os profissionais consigam cuidar melhor das pessoas e, nesse sentido, não encaminhar tantos pacientes e também não solicitar exames sem necessidade”, afirmou o médico.
Para o telerregulador e gerente administrativo do Telessaúde Redes JP, Vanderlan Gomes, a ferramenta possibilita maior resolutividade aos problemas de saúde da população e também funciona como canal para desenvolver ações de educação permanente em saúde por meio de ferramentas digitais. “Todas as atividades de teleconsultoria para a Atenção Básica são de apoio assistencial com caráter educacional para ampliar a capacidade resolutiva de quem as solicita”, explicou.
Levantamento nacional – Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que João Pessoa é a segunda capital do País que mais utilizou o programa Telessaúde em 2016, ficando atrás apenas de Porto Alegre (RS). No Nordeste, a Capital paraibana ocupou o primeiro lugar no ranking. Já levando em consideração os 1.237 municípios atendidos pelo programa em todo Brasil, a cidade ficou na 10ª posição.
Serviço – A consultoria ao Telessaúde pode ser feita de forma síncrona, através do canal 0800-644-6543, com resposta imediata, ou de forma assíncrona, com a teleconsultoria realizada por meio de mensagens no sistema do programa e com respostas em até 72h. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (horário de Brasília). Para o profissional ter acesso à teleconsultoria é necessário estar cadastrado.
Conheça um pouco mais sobre o Telessaúde Redes JP acessando o site do programa por meio do link: http://www.telessaudejp.com. br/
Secom-JP
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