O vereador Raoni Mendes (DC) lembrou o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), para destacar a importância de políticas públicas de inclusão de pessoas com autismo na sociedade. O parlamentar foi o terceiro orador na sessão desta terça-feira (1º), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
“Essa data nos convida principalmente a refletir, aprender e sobretudo agir em prol da inclusão e do respeito às pessoas”, afirmou o parlamentar, salientando que o transtorno se manifesta de diferentes formas e intensidades, mas, independente de suas especificidades, todos têm o direito à dignidade, respeito e inclusão na sociedade. “O desconhecimento gera preconceito e o preconceito, por sua vez, leva à exclusão”, afirmou o vereador, lembrando os 68 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
O parlamentar destacou que a informação é uma ferramenta poderosa na luta pela inclusão das pessoas com autismo. “Mais do que apenas disseminar conhecimento, a informação tem o poder de transformar mentalidades. Quando educamos a sociedade sobre o autismo, ajudamos a combater estereótipos e reduzir essa discriminação. A inclusão começa com reconhecimento das diferenças e com a busca por formas de adaptar espaços, metodologias e abordagens para atender as necessidades individuais das pessoas autistas. Informação correta e acessível possibilita que famílias, educadores, profissionais de saúde e a comunidade em geral compreendam a melhor particularidade das pessoas com TEA e promovam interações mais respeitosas”, declarou Raoni Mendes.
“Precisamos que o mundo se torne um lugar mais justo e igualitário para essas pessoas. Precisamos garantir que as vozes das pessoas autistas sejam ouvidas e que as suas necessidades sejam respeitadas. E que tenham oportunidades de viver com autonomia e qualidade de vida. Que o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo não seja apenas uma data no calendário, mas um compromisso diário da empatia, respeito e inclusão. Que possamos seguir juntos na construção de um futuro muito melhor, onde todas as diferenças sejam reconhecidas e que tenham suas especificidades respeitadas”, concluiu o parlamentar.
O vereador Marcos Henriques (PT) destacou que é preciso desenvolver políticas públicas que ofereçam o cuidado adequado para pessoas com autismo. Milanez Neto (MDB) ressaltou a importância do constante debate pela complexidade do tema e elencou pontos que precisam melhorar, como aperfeiçoamento de legislação, cumprimento das leis já existentes e oferta de acompanhamento psicológico aos pais. Ambos parlamentares parabenizaram Raoni Mendes pelo tema abordado e se colocaram à disposição para um esforço conjunto.
Discussion about this post