A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, deu início, nesta quarta-feira (9), a uma série de ações nas escolas da rede municipal para realizar o controle de pragas urbanas e atualização da caderneta de vacinação das crianças. As primeiras instituições visitadas foram no bairro Costa e Silva.
A ação é embasada no resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em meados de julho, e que indicou médio risco para infestação do mosquito causador de doenças como dengue, zika e chikungunya.
“Estamos iniciando hoje no Costa e Silva e já temos o calendário das próximas ações, a cada dia visitaremos duas escolas, de forma que possamos realizar a ação e dar seguimento nas atividades de rotina das equipes de vigilância ambiental e imunização”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Raquel Moraes.
Para o controle das pragas, as equipes do Centro de Zoonoses estão realizando uma busca ativa de focos de aedes aegypti e criadouros de roedores e outras pragas e, se necessário, a eliminação do possível criadouro. Também estão sendo realizadas orientações para as crianças sobre o combate ao aedes aegypti e demais pragas. Para a imunização das crianças os pais/responsáveis precisaram assinar um documento de autorização e é necessário enviar a caderneta para a escola.
“É muito importante essa ação pois reforça a escola como uma instituição que também cuida da saúde das crianças, estreita os laços da escola com as famílias das crianças que passam o dia conosco. É uma ação ampla e que nos auxilia no cuidado e prevenção com a imunização, mas também com relação aos mosquitos e infestação de ratos, escorpiões e outros que acontece além da busca ativa, mas na conscientização das crianças”, destaca Roselânea Santos, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ativo Integral (EMAI) Duque de Caxias, uma das instituições visitadas nesta quarta-feira.
Além da Escola Duque de Caxias, nesta quarta-feira a ação também aconteceu na Escola Municipal Duarte da Silveira. As próximas ações acontecerão ainda nesta semana na Escola Municipal Monteiro Lobato, também no bairro Costa e Silva, e na Escola Municipal Ernani Sátiro, no bairro de mesmo nome.
Discussion about this post