O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou aos poderes públicos que não concedam mais a autorização para realizar eventos não esportivos ao lado do Almeidão. A recomendação se deve aos graves danos causados à população local e ao meio ambiente.
O local será palco do show Garota VIP, com o cantor Wesley Safadão para o mês de outubro. A promotoria recomenda a empresa responsável a mudar o local do show, ou então, apresentar aos órgãos competentes, um plano para diminuir os ruídos que contemple um projeto acústico com medidas que suavizem os impactos ambientais negativos.
Além disso a empresa deve apresentar um estudo acústico que mapeie as áreas de influência direta e indireta do evento que venha a utilizar som amplificado e que comprove de modo eficaz a cessação do dano ambiental (poluição sonora), e um Plano de Monitoramento de ruídos a ser operacionalizado durante o evento.
De acordo com a promotora Cláudia Cabral, um inquérito civil foi instaurado através da associação dos moradores do entorno do Almeidão, visando apurar as denúncias de poluição sonora e ambiental gerados antes, durante e depois da realização desses eventos. Dentre as reclamações dos moradores, estão os prejuízos causados aos mais atingidos, como as pessoas com espectro autista, crianças e idosos.
Moradores do entorno também relataram diversos problemas como aglomeração intensa de pessoas, duração excessiva das apresentações (que chegam até às 5h30 da manhã), danos ao solo, rachaduras em teto das casas, descarte irregular de resíduos, transtornos estes, gerados antes, durante e após o evento (montagem e desmontagem de estrutura), além da intensa poluição sonora.
Portal Correio
Discussion about this post