Ainda que a pandemia do novo coronavírus coíba as cenas de empurra-empurra de Black Fridays de anos passados, consumidores ao redor do mundo saíram às ruas nesta sexta-feira (27) para aproveitar descontos oferecidos na data comercial.
A diferença esteve nos detalhes: avisos pedem o uso de máscaras e filas têm marcações para distanciamento. Não é sempre, contudo, que as orientações são seguidas. Veja abaixo as imagens pelo Brasil e pelo mundo.
A TV Globo fez registro de filas nas principais cidades, como em Belo Horizonte, em Recife, Macapá, Fortaleza, entre outras. Em outros países, as cenas são parecidas. Mas, no geral, o movimento é bem menos intenso que nas edições passadas.
Isso porque a alta digitalização dos negócios durante a crise sanitária criaram um ambiente favorável para aumento das compras em ambiente digital. Como mostrou o G1, a Neotrust/Compre&Confie estima que a Black Friday deste ano será 77% maior que a do ano passado, com quase 11 milhões de pedidos e R$ 6,9 bilhões em faturamento.
Black Friday: comprador usa “bolha” para se proteger em fila de loja de games em La Grange, Kentucky, nesta sexta-feira (27). — Foto: REUTERS/Bryan Woolston.
Black Friday: clientes ficaram na fila esperando promoções de loja de games por até oito horas em La Grange, Kentucky, nesta sexta-feira (27). — Foto: REUTERS/Bryan Woolston.
Black Friday: compradores aguardam abertura de loja em Frisco, Texas, nesta sexta-feira (27). Aviso pede que clientes usem máscaras durante todo o período de compras. — Foto: AP Photo/LM Otero.
Black Friday: compradores são avisados que produtos faltam no estoque de loja de games em Frisco, Texas, nesta sexta-feira (27). — Foto: AP Photo/LM Otero.
Fila para entrar em loja de departamento em Fortaleza, Ceará. Movimento na capital cearense foi modesto. — Foto: José Leomar/SVM
G1Economia
Discussion about this post