Baratos encarecem e Brasil passa a ter só 1 carro abaixo de R$ 30 mil; veja lista

O Renault Kwid, lançado em agosto último por $ 29.990, agora parte de R$ 30.990 – isso se a cor escolhida para a carroceria for branca. Para as demais, o valor inicial é R$ 32.390.

O hatch continua entre os 10 carros zero km mais “baratos” do Brasil, mas agora essa lista só tem 1 modelo que custa menos de R$ 30 mil, o Chery QQ. O compacto chinês sai por R$ R$ 27.290 na versão Smile.

Veja os preços do Kwid:

  • Life: R$ 30.990 (era R$ 29.990 no lançamento)
  • Zen + rádio: R$ 36.740 (era R$ 34.990 e cobrava mais R$ 400 pelo rádio, totalizando R$ 35.390 no lançamento)
  • Intense + Pack Connect: R$ 40.740 (era R$ 39.990 no lançamento)

Confira os 10 modelos mais baratos do Brasil atualmente:

Chery QQ Smile

Chery QQ nacional (Foto: Divulgação)

Chery QQ nacional (Foto: Divulgação)

Preço: R$ 27.290

Motor: 3 cilindros, 1.0, 75 cv

Principais itens de série: vidros elétricos, rádio com entrada USB e computador de bordo

O subcompacto produzido em Jacareí (SP) sofreu um reajuste, mas segue como o carro novo mais barato do país. Para ter o modelo, o cliente terá que abrir mão de itens de conforto, como direção hidráulica e ar-condicionado.

Renault Kwid Life

Renault Kwid Life, por R$ 29.990 só na cor branca (Foto: Divulgação)

Renault Kwid Life, por R$ 29.990 só na cor branca (Foto: Divulgação)

Motor: 3 cilindros, 1.0, 70 cv

Principais itens de série: airbags laterais, fixação Isofix, desembaçador traseiro

O Kwid já sofreu reajustes em suas versões intermediária e topo de linha. Mas a Life, a mais básica, seguia firme abaixo dos R$ 30 mil – mas este valor só valia para carroceria na cor branca. Para as outras cores, a pintura é cobrada. Agora, ter um Kwid colorido custa R$ 32.390.

A versão é “espartana”. Não oferece sequer ar nem direção assistida, vidros ou travas elétricos.

Fiat Mobi Easy

Fiat Mobi Easy / Easy On (Foto: Divulgação)

Fiat Mobi Easy / Easy On (Foto: Divulgação)

Preço: R$ 34.690

Motor: 4 cilindros, 1.0, 75 cv

Principais itens de série: calotas, “brake light”, apoios de cabeça traseiros, banco traseiro bipartido e tampa do porta-malas de vidro

O Mobi conseguiu se firmar no mercado brasileiro como o carro de entrada da Fiat. Para ter um modelo abaixo de R$ 35 mil, o cliente precisa de concessões. Seu motor é o velho 1.0 Fire. Para ter o novo 1.0 de 3 cilindros, Firefly, só é oferecido atualmente na intermediária Drive, de R$ 42.590.

Além disso, essa opção mais barata do hatch sofre com a curta lista de itens de série: não tem ar-condicionado ou direção hidráulica nem como itens opcionais.

Volkswagen Take Up!

Volkswagen Take Up 2018 (Foto: Divulgação)

Volkswagen Take Up 2018 (Foto: Divulgação)

Preço: R$ 38.740

Motor: 3 cilindros, 1.0, 82

Principais itens de série: calotas, banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo canivete, limpador e desembaçador traseiro, apoios de cabeça traseiros, suporte para celular e fixação Isofix

Quase R$ 39 mil e nada de ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos. A versão básica do Up! deve bastante em termos de equipamentos. Ao menos compensa com alguns itens de segurança, caso da fixação Isofix.

Seu motor de 82 cv ainda é uma das referências em desempenho nesta categoria.

Chery Celer Sedan

Chery Celer Sedan (Foto: Divulgação)

Chery Celer Sedan (Foto: Divulgação)

Preço: R$ 41.490

Motor: 4 cilindros, 1.5, 113 cv

Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e rádio

Caso cusioso, onde o sedã é mais barato do que o hatch. O modelo possui porta-malas maior (450 litros, contra 380 l do hatch) em sua versão de entrada.

É o primeiro veículo da lista com motor acima de 1 litro, e tem uma lista de equipamentos razoável. Ainda assim, é bem mais barato do que qualquer sedã compactos com motor 1.0.

Chery Celer hatch

Chery Celer (Foto: Divulgação)

Chery Celer (Foto: Divulgação)

Preço: R$ 42.490

Motor: 4 cilindros, 1.5, 113 cv

Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, sensor de ré e rádio.

O hatch compacto custa mais do que o sedã porque vem mais bem equipado.

Sua aposta é oferecer motor acima de 1.0, bom espaço interno e lista de equipamentos completa para agradar.

De quebra, custa menos do que rivais com motor “mil”, como os modelos abaixo.

Chevrolet Onix Joy

Chevrolet Onix Joy 2017 (Foto: Divulgação)

Chevrolet Onix Joy 2017 (Foto: Divulgação)

Preço: R$ 42.990

Motor: 4 cilindros, 1.0, 80 cv

Principais itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.

A versão Joy não traz a “vestimenta” moderna dos demais Onix, além de um acabamento mais simples. Até por isso, seu preço é bem mais baixo do que os R$ 47.590 do Onix LT.

Seu motor é 1.0, com um bom câmbio manual de 6 marchas. A lista de equipamentos oferece o essencial, como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.

Hyundai HB20 Comfort

Hyundai HB20 (Foto: André Paixão/G1)

Hyundai HB20 (Foto: André Paixão/G1)

Preço: R$ 43.660

Motor: 4 cilindros, 1.0, 80 cv

Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, fixação Isofix, rádio com conexão Bluetooth

É a primeira vez que o HB20 figura na lista. O modelo, em sua versão de entrada, já tem equipamentos interessantes, como ar-condicionado, direção hidráulica, rádio e fixação Isofix.

Tem como um dos trunfos um câmbio com engates precisos e motor competente, além de um visual ainda moderno.

Volkswagen Gol Trendline

Volkswagen Gol Trendline (Foto: Divulgação)

Volkswagen Gol Trendline (Foto: Divulgação)

Preço: R$ 43.840

Motor: 3 cilindros, 1.0, 82 cv

Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, suporte para celular e vidros e travas elétricos

Ex-campeão de vendas, o Gol é outro estreante da lista. Ele aparece em sua versão básica, Trendline. Traz os itens essenciais, como ar-condicionado e vidros e travas elétricos.

O Gol compartilha motor de 3 cilindros com o Up!. Como pesa mais, seu desempenho não é tão bom.

Curiosamente, oferece suporte para celular, mas o rádio é item opcional. Seu quadro de instrumentos também é mais simples do que o das demais versões.

Fiat Uno Drive

Fiat Uno mais barato passa a se chamar Drive, em vez de Attractive (Foto: Divulgação)

Fiat Uno mais barato passa a se chamar Drive, em vez de Attractive (Foto: Divulgação)

Preço: R$ 43.990

Motor: 3 cilindros, 1.0, 77 cv

Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, suporte para celular e vidros e travas elétricos

O último modelo da lista também é um veterano, mas com mudanças recentes, pouco mais de um ano atrás. Uma delas é o motor 1.0 de 3 cilindros. Apesar de os 77 cv não serem animadores, o desempenho é aceitável.

Por este preço, o Uno acaba sendo pressionado numa briga dentro de casa. O Mobi custa bem menos, enquanto o Argo nem é tão mais caro, e tem um projeto muito mais novo. Até por isso, o Uno deve perder espaço entre os hatches da Fiat.

G1

Compartilhe: