A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciaram na última semana a segunda etapa do curso ‘Gastronomia Social’. O projeto, que está na 5ª edição, tem como finalidade oferecer capacitação gratuita em gastronomia, profissionalizando os participantes para o mercado de trabalho. Este ano, a ação acontece com cerca de 25 moradores de Mangabeira que estão inseridos nas ações de inclusão social e produtiva da PMJP.
A segunda etapa do programa é destinada aos estágios nos principais restaurantes da cidade. Esta é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática tudo que aprenderam em sala de aula e entenderem como funciona o dia a dia dos restaurantes. Além disso, o estágio também pode se tornar a porta de entrada para que esses profissionais sejam efetivamente reinseridos no mercado de trabalho.
“O programa Cozinhas Comunitárias é uma ação de inclusão socioeconômica que realizamos em parceria com a prefeitura de João Pessoa. Estamos no quinto ano oferecendo um curso bem completo com apresentação de técnicas e certificação da Vigilância Sanitária. Estamos chegando no período de alta estação e, após todas as aulas, os profissionais estão prontos para atender todas as necessidades do mercado”, afirma o presidente da Abrasel-PB, Arthur Lira.
O curso é direcionado para jovens que buscam uma oportunidade de desenvolver talentos ou descobrir uma possibilidade de profissão. Na primeira parte, os alunos participaram de uma série de capacitações divididas em cinco módulos, onde aprenderam sobre Programação Neurolinguística, Boas Práticas (Higienização e Manipulação dos Alimentos) com certificação da Vigilância Sanitária, Qualidade na Prestação de Serviços, Habilidades Básicas, Cortes de Aves/ Tipos de Cocção e Cortes de Carnes/ Tipos de Cocção.
Discussion about this post