Além de alegrar os foliões, o Carnaval também é um período para bons negócios nas redes de varejo, especialmente pelo aumento das vendas de bebidas e carnes para churrascos, que têm um incremento significativo no período que antecede as comemorações.
O Assaí Atacadista, por exemplo, projeta um crescimento de vendas de 20%, com destaque para a venda de bebidas, como vodcas, whiskies e cervejas; carnes e demais acompanhamentos para churrasco, como pão de alho e queijo coalho, por exemplo. A rede é ponto de abastecimento para quem quer fazer as compras em família e amigos, mas também para os pequenos comerciantes e vendedores autônomos, que aproveitam as festas para garantir bons negócios e uma renda extra.
“As vantagens de comprar em atacado são o principal impulsionador dessa expectativa de crescimento bastante otimista”, explica Wlamir dos Anjos, Diretor Comercial do Assaí Atacadista.
Já as redes Extra e Pão de Açúcar prepararam seus estoques de bebidas e esperam um crescimento considerável na categoria de bebidas, da ordem de 10%. A grande aposta das redes são as bebidas mistas, cerveja premium e aperitivos.
Para a categoria de cerveja, as redes projetam, juntas, uma expectativa de 5% de crescimento nas pilsen, premium e especiais. O forte apelo do verão fica por conta das tradicionais Skol Beats – com lançamento exclusivo para a rede nos sabores Skol Beats Fire e Frost. Além disso, há uma aposta considerável na linha de cervejas premium, como Corona e Budweiser, que têm acréscimo no consumo neste período.
O mercado brasileiro de cerveja dá sinais de recuperação, principalmente no consumo de marcas especiais e artesanais. Enquanto analistas estimam para 2018 um crescimento de 1,5% a 2% no volume total de vendas no país, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) prevê uma expansão de 20% a 30% nesse nicho. “Temos um consumidor cada vez mais exigente e que gosta de qualidade ao escolher sua cerveja. Além disso, sabemos que no carnaval há uma procura maior no segmento de bebidas e por isso procuramos atender os nossos clientes com o que precisam, gostam e ainda com ofertas diferenciadas”, Jefferson Basilio, Gerente Comercial de líquida.
Destilados e não alcoólicos
Outras apostas para a folia estão nas bebidas quentes, em especial nas marcas pouco tradicionais e em alta entre os jovens. Extra e Pão de Açúcar também esperam um aumento de 15% nas vendas de vodcas. Na seção de whiskies, o aumento esperado é de 10%. Com o crescimento esperado para o destilado, aumentam também as expectativas para a venda de energéticos e as bandeiras apostam em 30% a mais na comparação com o ano passado.
Na categoria de não alcoólicos, as redes apostam em um aumento de 15% nas vendas de água e 20% na categoria de sucos prontos para beber e integrais, com destaque para os sabores uva, laranja e maçã, considerados os preferidos pelos clientes. Os com embalagens para consumos imediatos estão com ofertas diferenciadas, como sucos integrais, Linha Do Bem, Natural da Fazenda, Aurora entre outros com preços atrativos.
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