O Flamengo sobrou em 2019. Arrebatador, o time carioca impôs seu estilo de jogo ofensivo e marcou 150 gols em 74 partidas oficiais. Com 49 vitórias, o Fla teve a segunda temporada mais vitoriosa do século. O São Paulo foi o único time da elite brasileira que não foi derrotado pelos rubro-negros.
Para se ter ideia do domínio do Flamengo basta comparar com o desempenho dos adversários. Em número de vitórias, Palmeiras e Grêmio foram os times que mais se aproximaram, com 39 triunfos – dez a menos que os cariocas. No Brasileirão, o Rubro-Negro estabeleceu o recorde de vitórias em uma mesma edição na era dos pontos corridos: foram 28 em 38 partidas.
Em contrapartida, Avaí (29), Botafogo (28) e CSA (26) foram os times com mais derrotas em 2019. Apenas o Glorioso não foi rebaixado, mas conviveu com o perigo até a reta final do Campeonato Brasileiro. Flamengo foi o único clube a sofrer menos de 10 reveses na temporada, foram nove no total.
No primeiro balanço publicado no GloboEsporte.com, o Cruzeiro era o único invicto dos três meses iniciais de 2019 e liderava em aproveitamento. O incontestável Mano Menezes sucumbiu ao cargo após três anos, o clube entrou em crise política e os resultados em campo não vieram. Um dos candidatos ao título do Brasileirão não confirmou o favoritismo e, pior, acabou rebaixado pela primeira vez na sua história à Série B.
Discussion about this post