Após vencer o Nacional de Patos por mais uma vez, o Botafogo-PB se garantiu na final do Campeonato Paraibano novamente. A partida de volta da semifinal, neste domingo (14), no Estádio Almeidão, em João Pessoa, terminou com vitória por 1 a 0 do Belo, com gol do meia Clayton. O Belo, além de garantir vaga na final do estadual, mais uma vez, conquistou a segunda vaga da Paraíba na Copa do Brasil de 2020, além de se classificar ao menos na fase preliminar da Copa do Nordeste.
Primeiro tempo
O Botafogo começou a partida partindo para cima do Nacional de Patos e ao contrário do que poderia se imaginar, a equipe sertaneja não se intimidou. O Canário fez um jogo franco contra o Belo, levando perigo ao gol de Saulo em algumas oportunidades, com Isaías e Fabio Neves. Pelo lado do Belo, Paulo Renê teve ao menos três chances claras na primeira etapa de jogo e desperdiçou todas. Apesar das chances criadas de lado a lado, a falta de pontaria dos atacantes deixou o placar mesmo no 0 a 0.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Belo fez uma verdadeira blitz no campo de ataque e logo aos 3 minutos o meia Clayton abriu o placar a favor dos donos da casa. E após o gol a pressão do Botafogo aumentou. Minutos depois, Paulo Renê acertou a trave e em seguida chegou a marcar, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento do camisa 30. O Nacional até balançou as redes, aos 24 minutos da etapa final, mas Isaías estava em posição de impedimento quando encobriu o goleiro Saulo. Paulo Renê ainda desperdiçou outras duas chances, antes de ser substituído por Rafael Ibiapino. Marcos Aurélio acertou a trave, mas a arbitragem apontou impedimento. O Nacional não teve forças para reagir nos minutos finais de jogo e a partida terminou mesmo com a vitória e classificação do Belo.
Artilharia
Com o gol marcado hoje, o meia Clayton chega aos 6 gols e se iguala a Bruno, do Atlético de Cajazeiras, e Isaías, do Nacional de Patos, no topo da artilharia do Campeonato Paraibano. Como ambos já foram eliminados, apenas Clayton pode, ainda, se isolar na disputa.
Botafogo-PB
Com a classificação, além da vaga na final, o Botafogo-PB conquista a vaga para a Copa do Brasil de 2020 e pelo menos uma vaga na pré-Copa do Nordeste.
Nacional
O Canário do Sertão se despede do futebol em 2019, mas fica na torcida pelo Campinense na Série D deste ano. É que se a Raposa conquistar o acesso para a Série C de 2020, o Naça herda a vaga do Rubro-Negro na Série D do ano que vem.
Decisão
A princípio, Botafogo e Campinense começam a decidir o título na próxima quarta-feira (17), no Estádio Amigão. O jogo de volta está marcado para a terça-feira seguinte (23), no Estádio Almeidão.
Público e renda
Estiveram presentes no Estádio Almeidão, neste domingo, 9.319 torcedores, para uma renda de R$ 150.860,00.
Discussion about this post