Três jogos encerram a 14ª rodada do Campeonato Inglês no chamado Derby Sunday, o Domingo de clássicos locais: Chelsea x Fulham, Arsenal x Tottenham e Liverpool x Everton – o GloboEsporte.com acompanha os dois últimos em Tempo Real às 12h05 e às 14h15 (de Brasília), respectivamente.
Não bastasse a rivalidade local para esquentar o clima, peculiaridades no momento de cada uma das equipes envolvidas tornam os confrontos deste fim de semana mais relevantes e decisivos. Além disso, pelo menos sete brasileiros estarão em campo, com destaque para o duelo particular entre Alisson e Richarlison em Anfield.
No primeiro jogo do dia, o Chelsea tenta manter-se na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Após um empate em casa sem gols com o Everton e uma derrota fora para o Tottenham, a equipe de Maurizio Sarri caiu para quarto lugar e está apenas um ponto à frente do Arsenal, quinto colocado.
Levando em conta a importância desta rodada, o adversário vem a calhar. Apesar de ter vencido o Southampton na última rodada, o Fulham amarga a lanterna do campeonato com apenas oito pontos e duas vitórias em 13 jogos.
Como o Fulham passou as últimas quatro temporadas na segunda divisão, as duas equipes não se enfrentam em jogos oficiais desde a temporada 2013/2014, quando o Chelsea venceu ambos os confrontos. Na temporada 2017, em amistoso de pré-temporada, os Blues golearam por 8 a 2, com três gols do brasileiro Willian. Ele e o zagueiro David Luiz devem ser titulares neste domingo.
– Na Premier League, nunca podemos subestimar nenhum adversário. O Fulham é uma equipe que tem jogadores de qualidade, a situação deles na competição não é boa, e com certeza será um jogo muito difícil para nós. São dois times vizinhos e se trata de um dérbi, por isso também não podemos encarar como um jogo qualquer. É claro que a rivalidade não é tão grande quanto nos clássicos contra o Arsenal e o Tottenham, ou até mesmo no dérbi com o West Ham, mas há rivalidade, e isso é mais um ingrediente – disse Willian.
Spurs querem encerrar série invicta do Arsenal
Com sete vitórias nos últimos oito jogos na Premier League e ainda vivo na Liga dos Campeões após dois triunfos seguidos, o Tottenham de Lucas Moura vem numa crescente na temporada. Mas definitivamente não terá moleza no clássico do Norte de Londres. Após duas derrotas no início da campanha, o Arsenal engatou uma série invicta de respeito. São 18 jogos sem perder, contando o Inglês e a Liga Europa.
– O jogo contra o Arsenal é muito aguardado aqui em Londres, um dos grandes clássicos da Premier League, é o maior rival do Tottenham. Vencemos o Chelsea e, se ganharmos do Arsenal, dá uma embalada maior ainda – disse Lucas Moura.
Jogo decisivo para Liverpool e Everton
Em situação delicada na Liga dos Campeões após a derrota para o PSG na quarta-feira, o Liverpool tenta recuperar o moral do grupo e manter a invencibilidade no Inglês. Pode até assumir a liderança, caso vença e conte com uma improvável derrota do Manchester City, único outro time que ainda não perdeu na temporada nacional, sobre o Bournemouth, oitavo colocado. Alisson e Firmino são titulares absolutos, e Fabinho pode voltar a ter uma chance entre os 11.
Do outro lado estarão Bernard e Richarlison. O atacante do Everton é o artilheiro do Inglês entre os jogadores brasileiros, com seis gols até o momento. Está embalado ainda pela confiança ganha nos últimos amistosos da seleção brasileira – entrou bem contra o Uruguai e marcou o gol da vitória sobre Camarões.
Hoje sexto colocado no Inglês, o Everton ganhou três posições na última rodada, mas precisa subir ainda mais na tabela se quiser seguir sonhando com uma vaga nas competições continentais. O retrospecto recente, que gerou a arrancada, é positivo. Nos últimos oito jogos os Toffees tiveram apenas uma derrota, para o Manchester United, na 10ª rodada.
– Clássico é sempre um jogo diferente, que movimenta a cidade toda. A semana toda só se fala nisso aqui, e é o tipo de partida em que todo jogador quer estar. É um jogo importante para a gente continuar subindo na classificação e também chegar nos clubes que estão se classificando para a Liga dos Campões e Liga Europa. Queremos brigar naquela parte da tabela, e espero que o Everton saia com a vitória no domingo.
Para isso, será preciso superar Alisson, agora companheiro de seleção.
– É um grande goleiro, e tenho certeza que vai dificultar bastante para o nosso lado e vamos ter um duelo direto ali na defesa deles. Mas espero que possa levar a melhor nessa, mesmo sabendo que ele é um dos melhores do mundo na posição dele e o Liverpool tem uma equipe muito qualificada – disse o atacante brasileiro.
G1
Discussion about this post