Um mês depois da morte do francês Anthoine Hubert, a Fórmula 2 viveu novo susto neste domingo, em Sochi (Rússia), com um forte acidente envolvendo o russo Nikita Mazepin e o japonês Nobuharu Matsushita. A colisão começou com o inglês Jack Aitken, que saiu da pista na curva 2 e, tentando voltar pela área de escape, tocou em Mazepin, que acertou Matsushita. O impacto do carro do japonês foi violento, e o piloto demorou a sair do carro, o que causou apreensão. Porém, ambos os pilotos estão bem e não sofreram fraturas. Ainda assim, os dois foram levados para o hospital para novos exames.
Após 45 minutos de paralisação, a corrida foi retomada, e o italiano Luca Ghiotto liderou todas as voltas em bandeira verde à frente do holandês Nyck de Vries, que havia conquistado o título da temporada com a vitória na prova de sábado. O brasileiro Sérgio Sette Câmara completou a corrida em quarto lugar, mas, punido em cinco segundos por cortar caminho, caiu para sexto. O mineiro é o quarto na classificação geral, com seis pontos de vantagem para Aitken, o quinto colocado. Se mantiver a posição após a etapa de Abu Dhabi, o mineiro marcará os pontos necessários para obter a superlicença para a Fórmula 1.
Largada tumultuada
Pole position, Nikita Mazepin foi atacado por Jack Aitken que largou em segundo, na freada para a curva 1. Os dois passaram reto e tentaram voltar ao traçado pela área de escape. Aitken contornou as placas com setas colocadas para delimitar o retorno à pista, mas Mazepin estava ao seu lado, fora da trajetória estipulada pela direção de prova para o retorno. O safety car entrou na pista e, na volta seguinte, a bandeira vermelha foi agitada.
Com o toque, o carro de Mazepin ficou sem controle, e Matsushita, que vinha logo atrás e assumiria a ponta, foi atingido. Apesar de a velocidade do impacto nas barreiras ter sido bem menor em relação à do acidente com Hubert em Spa-Francorchamps, a demora do piloto em sair do carro, a falta de replays do acidente na transmissão e a ausência de informações causaram preocupação.
Quase meia hora depois do acidente, a categoria informou que os dois pilotos estavam bem e passariam apenas por novos exames no hospital. Em seguida, os pilotos finalmente deixaram os boxes atrás do safety car para a retomada da corrida.
Ghiotto de ponta a ponta
Dada a relargada, Ghiotto, que tinha assumido a liderança na primeira volta vindo de quinto no grid, manteve o primeiro lugar, à frente de Callum Ilott. Atrás deles, vinham Nyck de Vries, Nicholas Latifi, Sérgio Sette Câmara e Guanyu Zhou.
G1
Discussion about this post