Esporte

Enfim, Maracanã: rivais fazem 1º Fla-Flu no estádio em 2018, diante de jejum tricolor no confronto

12 de outubro de 2018

Sábado é dia de Fla-Flu no Maracanã. Os rivais se enfrentam a partir das 17h (horário de Brasília) pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico no famoso estádio é tradição, correto? Não neste ano. As três vezes que Flamengo e Fluminense duelaram em 2018 foram distantes do palco do jogo deste fim de semana – duas das partidas sequer ocorreram no Rio de Janeiro.

A última vez em que os times duelaram no Maraca foi no empate em 3 a 3 pela Sul-Americana, em novembro do ano passado. E a última vitória tricolor sobre o rival no local foi em maio de 2015, quando Fred ainda vestia camisa do Flu.

Goleada do Flu na Arena Pantanal

Com o Maracanã fechado no começo do ano em razão da retirada do gramado para a realização de shows e eventos de carnaval, os clubes aceitaram uma proposta para levar o primeiro clássico da temporada, válida pela Taça Rio, para a Arena Pantanal, em Cuiabá. A partida foi disputada no dia 24 de fevereiro.

Em razão de compromisso na Libertadores, o Rubro-Negro levou um time reserva para a capital do Mato Grosso. E o Tricolor aproveitou. Em tarde inspirada, goleou o rival por 4 a 0, gols de Marcos Junior (2), Pedro e Gilberto.

Empate no Nilton Santos levou Flu à final da Taça Rio

As duas equipes voltaram a se enfrentar no fim de março, pela semifinal da Taça Rio. Em razão de um show da banda Pearl Jam no Maracanã, mais uma vez o clássico não pôde ser disputado no estádio. O palco escolhido foi o Nilton Santos.

O placar terminou 1 a 1, gols de Gum e Everton. Mas novamente foram os tricolores que saíram felizes. Com a vantagem do empate, o Fluminense avançou à decisão do segundo turno do Cariocão.

Vitória rubro-negra em Brasília

O terceiro Fla-Flu do ano, válido pela 10ª rodada do Brasileirão, foi realizado no Mané Garrincha, em Brasília. Dessa vez o Maracanã estava aberto, mas o Tricolor levou o jogo para a capital federal para abater uma dívida antiga com o ex-jogador Roni.

Com 60 mil presentes, o jogo é o maior público de ambas as equipes no ano. Com maioria rubro-negra nas arquibancadas, o Flamengo levou a melhor. Vitória por 2 a 0, gols de Henrique Dourado e Felipe Vizeu.

Flu tem jejum contra Fla no Maracanã

O torcedor tricolor não tem lembranças positivas de Fla-Flus no Maracanã recentemente. A última vitória do clube das Laranjeiras sobre o adversário foi há mais de três anos, em maio de 2015, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fred (2) e Pará (contra) marcaram para o Flu; Alecsandro e Eduardo da Silva fizeram para o Fla.

De lá para cá os rivais se encontraram 16 vezes. Destes confrontos, sete foram no Maracanã. O Rubro-Negro venceu quatro e empatou três. As últimas duas vitórias tricolores no clássico foram fora do Rio de Janeiro: a goleada na Arena Pantanal, neste ano, e uma vitória por 2 a 1 na Arena das Dunas, em Natal, em 2016.

G1