Passado um mês do primeiro dia de trabalho de Mano Menezes na Academia de Futebol do Palmeiras, o GloboEsporte.com analisou, com auxílio da Vert, empresa especializada em análise de dados, e da ferramenta de monitoramento Stilingue, o sentimento em relação ao treinador nas redes sociais.
O levantamento não inclui comentários somente de palmeirenses, mas de tudo que se publicou nas redes Twitter e Facebook e na plataforma de vídeos YouTube em torno da expressão “Mano Menezes” ou de sua conta no Twitter (@manomenezes). Ao todo, foram coletadas 51.311 menções entre a antevéspera do anúncio de sua contratação e 30 de setembro, dia seguinte à última partida.
O resultado, ao contrário do que poderia supor a rejeição inicial de parte da torcida na internet, é equilibrado, inclusive com uma maioria de comentários positivos no geral. Nesse período, de cinco vitórias e um empate, além de 44,3% de comentários analisados como neutros, houve 29,4% positivos, contra 26,3% negativos.
Essa diferença – para o bem – cresce dentro de um recorte mais específico, quando se separam as publicações endereçadas diretamente a @manomenezes em dia de jogo ou entrevista coletiva, ocasiões em que seu trabalho pôde ser efetivamente avaliado.
O índice de menções negativas em 19 de setembro, por exemplo, é de 10%. No fim da manhã daquele dia, o treinador se saiu muito bem em conversa com os jornalistas, na sala de imprensa da Academia de Futebol, como já havia ocorrido em sua apresentação oficial, depois de um evidente e bem-sucedido treinamento de mídia.
Discussion about this post