A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou nesta terça-feira a retomada do campeonato estadual para o dia 8 de julho, quase quatro meses depois da paralisação em razão da pandemia de coronavírus. Será a primeira competição a voltar com os jogos no futebol brasileiro.
A data escolhida para a volta da competição acontece três dias depois do prazo final determinado pelo Governo de Santa Catarina no decreto que proíbe atividades da Fesporte e também de eventos privados, como o Catarinense, até 5 de julho. Nesta semana, a cartilha com recomendações sanitárias elaborada pelo COES (Centro de Operações em Emergência em Saúde) foi disponibilizada aos clubes.
Em contato com o GloboEsporte.com, Brusque, Figueirense, Marcílio Dias e Tubarão afirmaram que foram contactados pela entidade e informados sobre a data de retorno. Representantes dos clubes vão se reunir de maneira remota com o presidente da FCF, Rubens Angelotti, e com a Associação de Clubes de Santa Catarina (SC Clubes) para ajustar os detalhes.
Em entrevista à Rádio Eldorado, Angelotti afirmou que outra possibilidade era que a volta ocorresse no dia 12, mas, neste caso, a competição seria finalizada em agosto, o que poderia gerar mais gastos.
– Vamos reiniciar o nosso campeonato. A princípio, seria dia 12 (de julho), mas conversando com o pessoal, o departamento de competições, resolvemos remarcar para dia 8 e terminar dentro do mês de julho. Têm clubes que aí teriam que arcar com mais uma folha de pagamento, como o Juventus, que não tem sequência de calendário – disse o mandatário.
Deste modo, a fórmula do Catarinense será mantida até a disputa do título que, a princípio, vai acontecer em 26 de julho. O estadual foi paralisado em 16 de março, um dia após o fim da primeira fase. A competição será retomada a partir das quartas de final e prevê ainda semifinal e final, além de duas partidas que definirão o time rebaixado à Série B de 2021.
Cronograma da FCF
Quartas de final | 8 e 12 de julho (ida e volta) |
Semifinais | 15 e 19 de julho (ida e volta) |
Finais | 22 e 26 de julho (ida e volta) |
A volta aos treinos presenciais
O Brusque foi o primeiro clube catarinense a retomar as atividades em campo após a liberação do Governo. A reapresentação do elenco quadricolor ocorreu no dia 14 de maio, dois meses depois da paralisação do estadual. Figueirense, Avaí, Juventus, Joinville e Chapecoense também já retornaram aos trabalhos. Até o momento, Concórdia, Criciúma, Marcílio Dias e Tubarão mantêm a quarentena.
Desde a retomada dos treinamentos presenciais, os clubes têm testado jogadores para Covid-19 e foram detectados poucos casos entre atletas profissionais, membros da comissão técnica, funcionários e familiares de jogadores.
Os duelos
O Avaí terminou a primeira fase na liderança, seguido de Brusque, Figueirense, Marcílio Dias, Criciúma, Juventus, Joinville, Chapecoense, Concórdia e Tubarão – os dois últimos disputam o mata-mata do rebaixamento.
Discussion about this post