Oficina de Artes Cênicas, Recreação Lúdica, Cine Transformar, Oficina de Hip Hop, Gincana Esportiva, Oficina de Futebol e Bora Jogar foram algumas das atividades desenvolvidas durante a 8ª edição do Circuito Verão Jovem, nas unidades socioeducativas do Estado. A programação deste ano chegou ao fim na sexta-feira (14), concomitantemente ao encerramento das férias escolares, com um Torneio de Futebol para os adolescentes do Centro Educacional do Adolescente (CEA), em João Pessoa.
O Circuito Verão Jovem é uma das ações promovidas pela Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac, por meio do setor de Esporte, Cultura e Lazer, que acontece anualmente, durante os meses de dezembro e janeiro, e leva aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais, atividades lúdicas e esportivas para preencher a lacuna deixada pela ausência das aulas durante o período de recesso escolar.
A 8ª edição do projeto contemplou todas as unidades socioeducativas do Estado, desde as localizadas em João Pessoa até as de Lagoa Seca e Sousa, levando muita alegria, distração e movimento para os socioeducandos. “Foram dias de muita atividades que mexeram tanto com nosso corpo, como com a nossa cabeça, tirando os pensamentos ruins e a preguiça”, disse o adolescente F.L.
Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o Circuito é uma forma de ocupar o tempo ocioso dos adolescentes e jovens dentro do processo de ressocialização, de forma lúdica, porém educativa. “A proposta do Governo do Estado não é investir apenas em estrutura física, mas também em projetos que efetivem a ressocialização de adolescentes e jovens dentro do sistema socioeducativo, e o eixo Esporte, Cultura e Lazer tem sua importância nesse processo”, disse.
Dentro da programação deste ano, o Circuito Verão Jovem levou para os socioeducandos da Fundac um leque de atividades que iam desde jogos de tabuleiro (Bora Jogar), ao esporte, versando pelas artes cênicas e música, além de um torneio de Futsal, que aconteceu de forma individual, em cada unidade socioeducativa, e que contou com a participação da maioria dos adolescentes e jovens, sob o comando dos profissionais de Educação Física da Fundação, junto com uma equipe multidisciplinar de recreação.
Discussion about this post