Pelo menos 20 clubes da América do Sul, de vários países, inscreveram seus elencos fora do prazo tanto na Copa Sul-Americana quanto na Copa Libertadores. O GloboEsporte.comapurou que aaceitou as inscrições mesmo assim, mas enviou os casos para o Tribunal de Disciplina da entidade, que vai abrir investigações a respeito de cada caso.
Há times brasileiros na lista, nas duas competições. Os clubes já foram notificados pela Conmebol.
De acordo com pessoas que conhecem a situação, o erro não foi da Conmebol, mas dos clubes e das associações nacionais responsáveis por enviar as listas antes do início de cada competição. A federação de futebol do Chile, por exemplo, divulgou nota assumindo o erro.
O GloboEsporte.com está em contato com todos os clubes brasileiros envolvidos na Libertadores e na Sul-Americana. Esta nota será atualizada conforme os clubes responderem aos questionamentos da reportagem.
Clubes brasileiros na Libertadores:
Atlético-MG
O repórter Rafael Araújo, que acompanha o Atlético no Uruguai, informou que o clube não recebeu qualquer tipo de notificação da Conmebol. A diretoria, por isso, acredita que não há nada irregular na lista inscrita para a Libertadores. O time joga nesta quarta-feira contra o Danúbio, no Uruguai, na partida de ida do último mata-mata antes da fase de grupos da Libertadores.
São Paulo
O clube, que foi eliminado pelo Talleres no mata-mata, ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Athletico-PR, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Inter e Palmeiras
Não correm risco, já que têm até 72 horas antes do início da fase de grupos para mandar suas listas.
Clubes brasileiros na Sul-Americana
Chapecoense
O clube afirma ter enviado sua lista no prazo e tem a informação de que seu rival, o La Calera, é um dos clubes com problema na lista de inscrição. Segundo o repórter Eduardo Florão, setorista da Chape do GloboEsporte.com, o clube catarinense já se movimenta nos bastidores para entrar com recurso, depois de ter sido eliminado em campo na última terça-feira.
Fluminense
O clube afirma ter enviado sua lista no prazo.
Santos
O Santos afirma que enviou a lista de jogadores à CBF no dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira, véspera do prazo limite. A confederação, porém, teria encaminhado a relação para a Conmebol apenas no dia 4, a segunda-feira. O repórter Leonardo Lourenço, setorista do Santos, informa que o clube acredita que a situação poderá levar a, no máximo, uma multa e que entende que será repassada à CBF, responsável pelo erro. A equipe estreou na Sul-Americana no dia 12, um empate sem gols com o River Plate-URU, em Montevidéu. O jogo de volta será no dia 26, no Pacaembu.
G1
Discussion about this post