Saiu o gol de empate no peculiar clássico que as torcidas organizadas de Boca Juniors e River Plate disputam paralelamente à final da Libertadores, marcada para este domingo em Madri.
Horas depois de deportar para a Argentina Maxi Mazzaro, um dos líderes da torcida organizada “La Doce,” do Boca, as autoridades da Espanha prenderam no aeroporto de Barajas um “torcedor de alto risco” do River. Seu nome não foi divulgado. A Polícia Nacional informou pelo Twitter que iniciou os trâmites para deportar o torcedor.
Na véspera da final da Libertadores, Madri se divide entre a euforia de receber o superclássico argentino e a preocupação gerada pela presença de integrantes das torcidas organizadas de Boca Juniors e River Plate.
Manuel Rodríguez Uribes, que ocupa um cargo semelhante ao de secretário de segurança pública de Madrid, declarou que as autoridades espanholas esperam cerca de 200 torcedores violentos de cada time finalista.
Numa entrevista ao jornal “El País”, Uribes contou que o trabalho da polícia espanhola vai durar até a tarde de segunda-feira, quando se espera que os últimos torcedores de Boca e River decolem de volta para Buenos Aires.
– A ideia é acompanhar os torcedores de cada time separadamente até seus terminais [no aeroporto de Barajas] para que possam voltar a suas casas. A Guarda Civil terá 800 agentes no aeroporto para separar os torcedores.
Entre policiais, agentes de trânsito, seguranças privados e paramédicos, serão quase 4 mil profissionais envolvidos na segurança do jogo. Só o Real Madrid vai colocar 1.700 agentes de segurança dentro do estádio Santiago Bernabéu – um número recorde, muito maior do que o normalmente usado nas partidas do clube pelo Campeonato Espanhol ou pela Liga dos Campeões.
Fora os casos dos torcedores deportados assim que desembarcaram no aeroporto de Barajas, não houve relatos de incidentes envolvendo os fãs de Boca Juniors e River Plate na capital da Espanha.
O Superclássico histórico acontece neste domingo (09), às 17h30 (horário de Brasília) – o SporTV transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
Discussion about this post