A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e a Central Única das Favelas (Cufa) dão início, a partir deste sábado (8), ao ‘Torneio das Comunidades’. Esta segunda edição do evento traz o futmesa como a modalidade em destaque, reunindo adolescentes entre 12 e 17 anos. O Ginásio Neuza Gonçalves Brandão, no Bancários, será o palco desta competição, que começa às 8h e contará com a participação de 24 duplas.
“É um esporte novo, mas que vem ganhando muitos adeptos e nós sentimos isso no ano passado. Para essa segunda edição, o campeonato está mais robusto e os participantes prontos para o desafio”, afirmou Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação.
Nesta primeira etapa do torneio, seis comunidades irão competir entre si: Muçumagro (atual campeã), Irmã Dulce, Bairro dos Novais, Jardim Itabaiana, Rua da Mata e Colinas do Sul 2. Cada comunidade será representada por quatro duplas e o campeão se credencia para a disputa do título geral da competição. A data e o local ainda serão definidos.
Para o secretário, o incentivo ao esporte promovido através da parceria da gestão municipal e a Cufa “promove qualidade de vida e traz mais oportunidades às comunidades através do esporte, que é paixão mundial, em especial agora com o futmesa”, pontuou.
Futmesa – Para competir, basta uma mesa com uma rede e uma bola de futebol. O esporte mistura tênis de mesa, futebol e futevôlei e é jogado em esquema individual ou em duplas.
Cada jogador ou dupla se posiciona de cada lado da mesa e o objetivo é fazer com que o adversário não seja capaz de devolver a bola. São três toques para cada lado, com os mesmos membros usados no futebol e no futevôlei: cabeça, ombro, coxa, peito e pé. Não se pode tocar nem na bola nem na mesa com mãos e braços, mas pode subir na mesa com os pés.
Discussion about this post