O Santos terminou a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro a 15 pontos do Flamengo, distância que transforma em sonho as aspirações ao título do time que, por quatro rodadas, liderou o torneio. A baixa produtividade do ataque alvinegro em jogos recentes é um dos fatores que explicam essa dificuldade em acompanhar o ritmo dos cariocas.
A equipe, ainda na terceira posição do campeonato, mas agora ameaçada pelo São Paulo, tem um dos piores ataques do segundo turno, com números melhores apenas do que outros cinco times, todos na zona de rebaixamento ou próximos dela. São oito gols marcados em nove jogos, à frente de Avaí (4), Chapecoense (5), Botafogo, Ceará e Cruzeiro (7).
Elogiado pela forma ofensiva com que arma o Santos, Sampaoli vê seu time com menos gols até do que o Corinthians, que encara críticas recorrentes pelos problemas em construir lances ofensivos – o rival do último sábado, em empate sem gols em Itaquera, tem nove gols nesta metade final do Brasileiro.
O contraste é ainda maior contra os adversários que estão na ponta da tabela, o Flamengo e o Palmeiras.
O líder do campeonato fez o dobro de gols no segundo turno, 16 – e tem o espetacular aproveitamento de 93% dos pontos. O Palmeiras tem 14 gols marcados e 67% de aproveitamento. Ambos abriram vantagem sobre o Santos, que tem apenas a oitava campanha das últimas nove rodadas, com 56% de aproveitamento, como mostra o Espião Estatístico.
Discussion about this post