A seleção brasileira está definida e ensaiada para seu penúltimo teste antes da Copa do Mundo. Sem Neymar. Ao final do treino deste sábado, véspera do amistoso contra a Croácia, em Liverpool, Tite confirmou que o camisa 10, recuperado de cirurgia no pé direito, entrará no intervalo.
– Ele vai ficar no banco porque está em processo de recuperação. Vai entrar no intervalo. Porque é jogo de preparação nosso, de toda a equipe. Quem vai sair eu não sei, mas é nossa projeção, em cima dessa escala evolutiva de trabalho dele – disse.
– Ele tem que ser sim um protagonista, mas os outros também – concluiu o treinador, quando questionado sobre a importância do atacante para o time.
Assim como na quinta-feira, quando a atividade foi ainda em Londres, o Brasil se preparou neste sábado com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Fernandinho, Paulinho, Coutinho e Willian; Gabriel Jesus.
– No momento são os melhores – justificou Tite, ao confirmar que seria essa a escalação caso a Copa começasse neste fim de semana. Com a ressalva importante de que o time pode mudar ao longo do torneio:
– Pego um pouco da experiência do Zagallo e do Parreira. A trajetória da Copa vai mostrando, os jogos vão te dando essa condição de observar. Tomara que eu tenha competência sem premeditar, sem arrumar lugar para ninguém.
O camisa 10, ainda sem condições de atuar 90 minutos, terá no banco a companhia do zagueiro Marquinhos, seu companheiro de Paris Saint-Germain, que perdeu a posição para Thiago Silva. Uma decisão que, segundo Tite, “doeu no coração”.
– Muito difícil. Muito difícil. Muito difícil… No último momento veio o Thiago e jogou muito, assim como nas outras vezes em que havia entrado. Às vezes dói o coração ter que decidir e essa foi muito difícil. Qualquer um dos três escalados seria justo. O Miranda vem dando sequência e não abriu brechas, mas qualquer outro que ficasse fora seria passível da interpretação de que não fui correto. O Marquinhos sabe do respeito pessoal e profissional que tenho por ele.
Depois do amistoso contra a Croácia, marcado para 11 horas (de Brasília) deste domingo, o Brasil terá como último adversário antes da Copa a seleção da Áustria, em Viena, no dia 10.
Veja outras respostas de Tite:
- Gabriel Jesus capitão
É um cara extremamente competitivo e corajoso, que faz o que faz com 19 anos. Ele atingiu um nível de responsabilidade tão grande. Está na educação dele essa questão de ser competitivo.
- Time com Fernandinho
Tenho uma ideia de futebol que é equilíbrio. O Fernandinho tem uma característica que era do Atlético-PR, do Shakhtar, que foi adaptada à uma primeira função (no meio-campo) no City, mas está no seu DNA: de passador, articulador, e de um jogador que dá pelo lado esquerdo uma marcação mais forte, com liberdade para o Marcelo e o atacante do setor.
- Renato Augusto
A competição em alto nível entre os atletas é do jogo, é da vida, e depois o treinador define. O Renato baixou por alguns aspectos: China. No período de férias eu conversei com ele, o nível de treinamento baixou, ele se apresentou à Seleção se recuperando de alguns problemas de pancada e sem sequência de jogos. Caiu. Falei com ele que o objetivo seria retomar o padrão Renato, que o dia-a-dia e os treinamentos lhe dariam isso. E ele está retomando. Ele ficou fora por precaução, não posso expor num jogo amistoso.
- Filho na comissão técnica
Ele (Matheus Bachi, auxiliar técnico e tecnológico da Seleção) sabe desde o início que vai carregar o peso de ser filho do Tite. Mas ele não é o filho do Tite, é o Matheus. Ele tem uma história, ficou quatro anos estudando, garimpou, teve técnicos que lhe proporcionaram estágios. E ele merece estar onde está. Ele me dá sustentação como ser humano também, e me orgulha para caramba. Mas eu sei que vou ser cobrado.
- Rodízio de capitães na Copa
O Daniel era o capitão. E fica uma mensagem a ele, do meu respeito. Pela experiência, pelo know-how. Vai continuar o rodízio, mas com atletas que tenham uma experiência maior, calejados com a pressão da competição. Eles vão ser os mais utilizados.
BRASIL x CROÁCIA
Local: Anfield, em Liverpool (ING)
Data e horário: domingo, às 11h (de Brasília)
BRASIL: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Fernandinho, Paulinho, Coutinho e Willian; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Desfalques: Douglas Costa (lesão muscular na coxa esquerda) e Renato Augusto (dores no joelho esquerdo)
CROÁCIA: Kalinic, Vrsaljko, Lovren, Corluka e Pivaric; Rakitic e Modric; Pjaca, Brozovic e Kovacic; Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic
Arbitragem: Michael Oliver (ING), auxiliado por Stuart Burt e Simon Bennett (ambos da Inglaterra)
Discussion about this post