Uma escritora de 37 anos ficou gravemente ferida após um míssil atingir uma pizzaria, em Kramatorsk, na Ucrânia, na última terça-feira, 27. Além de Victoria Amelina, outras 60 pessoas ficaram feridas na explosão.
A romancista ucraniana estava em um dos restaurantes mais populares da cidade, quando o local foi atingido pelo míssil. Junto dela, estava uma delegação de jornalistas e escritores colombianos.
Em um comunicado no site PEN Internacional, informaram que ela estava internada. “Ela é tratada por médicos experientes, apoiada por sua família e amigos, e bem abastecida com todos os itens essenciais. Não há necessidade de arrecadar dinheiro extra”.
De acordo com o jornal O Globo, esse é um dos ataques mais sérios desde o motim do grupo paramilitar Wagner no último fim de semana
Desde que a ocorreu a invasão russa no país, a escritora deixou os livros de lado para de dedicar a documentação de crimes de guerra. Ela atua juntamente com a Truth Hounds, uma ONG que investiga graves violações de direitos humanos.
“Os russos sabiam muito bem que o Ria Lounge era um lugar popular na linha de frente de Kramatorsk, onde as pessoas se reuniam para jantar e socializar. Eles sabiam muito bem que como resultado desse ataque haveria muitas vítimas, mas cometeram esse crime deliberadamente – não pela primeira vez, tanto durante esta guerra quanto nas anteriores”, afirmou a Truth Hounds.
Ativista dos direitos humanos, Victoria ganhou o Prêmio Joseph Conrad de Literatura por suas obras em prosa, e também foi finalista do European Union Prize for Literature e do Prêmio Mulheres nas Artes da ONU.
Terra
Discussion about this post