A primeira vacina contra Covid-19 em desenvolvimento na Rússia receberá aprovação regulatória local ainda em agosto, anunciou o governo nesta quarta-feira (29). No Brasil, Paraná e São Paulo já manifestaram interesse em adquirir a vacina.
Tatiana Golikova, vice-primeira-ministra da Rússia afirmou que o imunizante em desenvolvimento no Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, tem registro previsto para agosto de 2020 com a condição de “outro ensaio clínico para 1.600 pessoas ser realizado” em seguida.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/x/5/1jgpjzSbCjKiZBLEar8g/golikova.jpg)
Vice-primeira-ministra da Rússia, Tatiana Golikova, em imagem de arquivo — Foto: Kremlin/Divulgação
“O início da produção está previsto para setembro de 2020”, completou. O cronograma confirma as previsões já divulgadas anteriormente, que não prevê a oferta do imunizante para a população logo após a aprovação local.
obre a vacina do Instituto Gamaleya, uma fonte da agência Reuters próxima ao desenvolvimento afirmou que “a aprovação (regulatória) será nas duas primeiras semanas de agosto”.
“Dez de agosto é a data esperada, mas seguramente será antes de 15 de agosto. Todos os resultados (experimentais) até agora são altamente positivos”, disse essa fonte.
A vacina será administrada aos profissionais de saúde da linha de frente logo em seguida, afirmou a fonte da agência.
Discussion about this post