Depois dos cases Obama, Trump e Bolsonaro, falar da influência do Marketing Digital no universo da política pode até parecer lugar comum. Será? Numa sociedade que respira e vive uma experiência digital cada vez mais sem barreiras, é importante lembrar que as estratégias de comunicação online estão ramificadas em todos os níveis da campanha.
Para pensar uma campanha eleitoral de sucesso, é preciso ter em mente que a propaganda, seja ela digital ou analógica, é apenas parte de um processo muito maior. Esse processo implica no desenvolvimento de três níveis de estratégia: pré-campanha, campanha, pós-campanha. É aí que o digital ganha destaque, pois permite a interação em tempo real com eleitores de dentro e fora da base mesmo fora dos períodos oficiais de campanha, respondendo por uma parte importante da estratégia nos três níveis.
É na pré-campanha, por exemplo, que são desenvolvidas atividades relacionadas à estruturação do planejamento de campanha, a exemplo da construção e desenvolvimento da identidade pública, definição da mensagem, estratégia de relacionamento, montagem da equipe e orçamento. Falhas na execução da pré-campanha podem criar entraves capazes de impactar diretamente o resultado final das eleições.
Olhando para além do digital, é possível perceber também que desenvolver uma campanha implica num verdadeiro esforço de integração entre setores como Marketing, Financeiro, Pesquisa e Desenvolvimento, Contabilidade e Jurídico. Este aumento no nível de profissionalização das campanhas tem feito com que a construção da identidade pública do candidato se assemelhe, cada vez mais, ao processo de construção de uma grande marca.
E, para não perder o foco na hora de criar sua estratégia e entender um pouco mais a fundo alguns dos temas abordados acima, confira abaixo 05 passos para começar um planejamento de sucesso.
- Crie uma identidade bem definida
Pense na imagem do candidato como uma marca. E, assim como em toda boa ação de branding, é necessário estabelecer uma imagem de marca sólida, bem definida e que inspira confiança. Para isso, investir na geração de conteúdo e na construção de uma identidade visual bem estruturada são os primeiros passos para a criação de uma marca pessoal de valor.
- Dê atenção aos destaques da mídia Nacional e Local
Utilize o google trends e outras ferramentas para descobrir os temas mais relevantes entre os seus eleitores. Se hoje a pauta do planejamento é falar de saneamento, mas a queimada na amazônia domina os trends, por que não rever o posicionamento?
3.Esteja preparado para sair da bolha
Explorar os temas atuais também implica em expor opinião e “dar a cara à tapa”. Nesse processo, talvez nem todas as reações sejam positivas, mas isso não é necessariamente algo ruim. Ao atingir pessoas que pensam diferente, você abre a possibilidade de dialogar com um público que, antes, não fazia parte do seu eleitorado. A grande sacada é saber como reverter isso a seu favor.
- Não despreze as novas ferramentas
O acesso a ferramentas de monitoramento cresceu exponencialmente nos últimos anos. Estes softwares, que produzem dados de forma ininterrupta e num volume cada vez maior, permitem identificar pontos fracos na identidade do candidato, bem como nichos de temas e eleitores. Práticas de marketing de relacionamento, como técnicas de SEO, CRM e compra de palavras-chave – prática permitida pela legislação eleitoral – também podem ser alternativas para sua estratégia.
- Planejamento estratégico
Abraçar a vida pública como uma missão pessoal exige um relacionamento positivo com a comunidade. Para ser efetivo, esse relacionamento deve ser contínuo. Mas, para que esta comunicação gere resultados, é necessário investir em estudos de mercado e planejamento. Sem dados e sem direcionamento, gerar conteúdo ou criar uma identidade visual harmoniosa pode ofuscar a visão, maquiando os reais impactos das ações realizadas.
Avante
@AlekMaracaja
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