Opinião

Opinião: Marcos Vinícius e o legado que realmente importa

08 de setembro de 2018

Marcos Vinícius e o legado que realmente importa, por Ivandro Oliveira

 

Em meio ao ambiente de acelerado estágio de degradação, a política, que sempre foi terreno movediço e o mau cheiroso para muitos, tem produzido algumas exceções que alimentam a esperança dos mais esperançosos e cônscios de que algo ainda pode ser feito para mudar o atual cenário. São pontos fora da curva e que projetam uma luz no final do túnel da desesperançosa população brasileira.

E esses referenciais que trazem luz em meio a escuridão estão por toda parte, muitas vezes desapercebidos das lentes dos mais incautos. Na capital de todos os paraibanos, um desses nortes atende pelo nome de Marcos Vinícius, vereador do PSDB e que atualmente comanda uma nova era na Câmara Municipal.

Com uma gestão verdadeiramente democrática e participativa, a ‘Casa de Napoleão Laureano’ não só abriu as portas, como foi ao encontro da população e, de forma transparente e desprendida, dialogado com todos os lados, respeitando seus respectivos espaços e concedendo voz a quem até então nunca teve, isso sem meias verdade ou mentiras completas.

O tom sereno e a habilidade em harmonizar e dirimir antagonismos são marcas indeléveis de Marcos Vinícius e de sua gestão à frente da Casa. Leal com o prefeito Luciano Cartaxo, de quem é aliado de primeira hora, tem sido um justo juiz na composição de conflitos com a oposição. Isso faz toda diferença em tempos de beligerância e do nós contra eles.

Mas não é só isso. A cidade de João Pessoa ganhará um novo espaço. O prédio histórico da Câmara Municipal passará por reformas nos próximos dias, fruto do inegável dinamismo do seu atual presidente. O valor estimado da obra é de 15 milhões de reais.

Com zelo de quem respeita o dinheiro público, Vinícius fez questão de abrir não só projeto,  mas escancarou as contas é o próprio orçamento da obra. De forma transparente, tem mantido diálogo permanente com órgãos fiscalizadores, a exemplo de TCE, MPE e a própria justiça.
Depois de ir ao seu encontro, a Câmara entregará ao povo pessoense uma nova ‘Casa’, ainda mais acolhedora que a atual. Não em outro local, mas no mesma Rua das Trincheiras, endereço em que desde o final da década de 1970 funciona, uma demonstração de respeito ao passado e de contemplação ao futuro que respeita a história.
A Casa que um dia abrigou 12 vereadores ganhará uma nova estrutura para atender não só os atuais 27 parlamentares, mas, sobretudo, o povo, como bem acentua o seu presidente. “Ao longo desses anos o número de funcionários aumentou, algumas adaptações foram feitas, mas falta acessibilidade, estrutura para receber bem quem é o verdadeiro dono dela, o cidadão e a cidadã de João Pessoa”, observa.
Com atitudes, gestos e ações de verdade, o vereador Marcos Vinícius vem mostrando, a partir de João Pessoa, que é possível fazer mais convergindo interesses na direção de anseios e demandas verdadeiramente republicanas, sem perder de vista as necessidades de quem realmente precisa. Esse é e será o legado que realmente importa.

 

Ivandro Oliveira é jornalista e Diretor de Conteúdo do Tá na Área