A decisão do paraibano Aguinaldo Ribeiro, deputado federal do Progressistas e líder da maioria na Câmara dos Deputados, de deixar a disputa pela presidência da Casa e conferir o seu apoio ao nome do deputado federal Baleia Rossi, do MDB, pode parecer para muitos uma atitude meramente protocolar de quem sabia que não teria a unidade do próprio partido, o Progressistas, do concorrente Artur Lira (Progressistas-AL), mas um gesto de desprendimento de uma liderança que sabe a exata dimensão do seu papel nessa peleja e que soube granjear com méritos próprios prestígio e respeito em todas as rodas, cantos e recantos da Capital da República.
A Paraíba ainda não tem ainda a exata dimensão da envergadura representativa do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, mas Brasília, centro da política nacional, não apenas reconhece como concede lugar cativo ao parlamentar paraibano, cujo protagonismo se assemelha muito a personagens históricos da nossa representação no Distrito Federal, a exemplo de Humberto Lucena.
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados tem um significado muito importante para a manutenção da democracia em nosso país. E, como todo líder, Aguinaldo entende que o grupo do qual faz parte e que é liderado pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara Federal, precisa buscar a unidade para vencer uma disputa que promete ser bastante difícil e com ingredientes de dramaticidade, considerando o provável empenho do governo em torno da postulação de Artur Lira. “Estou abrindo mão da minha pré-candidatura para que, dando um passo atrás, o Brasil possa dar um passo a frente”, resumiu, em nota, o líder da maioria na Câmara Federal.
Engana-se redondamente quem pensa que o trabalho do deputado paraibano termina por aqui. A retirada da sua candidatura é apenas o começo de uma nova jornada, desta feita pelo controle da Câmara dos Deputados.
Para quem cresceu construindo pontes em meio aos ‘muros’ que circundam Brasília, Aguinaldo agora sabe que assumir o papel que mais gosta de encartar deve ser decisivo para o sucesso do seu grupo.
Exímio articulador político, Ribeiro, que contava com a simpatia da frente de partidos mais à esquerda, será decisivo nessa nova etapa da peleja. Primeiro, no convencimento em prol da unidade; segundo, na pavimentação da estrada que poderá sagrar o emedebista Baleia Rossi futuro presidente da Câmara.
Discussion about this post