A investidura de Diego Tavares como Senador da República não é apenas uma simples deferência ou sinalização a um aliado, mas um gesto que extrapola os limites da própria política e que pode dizer muita coisa sobre as pessoas e suas posturas. Aliás, neste sentido, coube a própria senadora Daniella Ribeiro (PP), ao tratar do assunto, externar a licença como um gesto de partilha a quem teve um papel importante no pleito que a elegeu primeira mulher senadora da história da Paraíba.
Coincidência ou não, pelas mãos de Daniella Ribeiro, Diego Tavares, recém filiado ao Progressistas, mesmo partido da senadora licenciada, chega ao Senado da República para ser, aos 37 anos de idade, o mais jovem senador da história da Paraíba, um registro histórico e que certamente poderá representar um novo marco na trajetória de um dos nossos melhores quadros.
Conheço Diego Tavares há 14 anos. Construímos uma relação que sempre foi muito mais pessoal que profissional; uma amizade alicerçada na confiança mútua, calcada no respeito, inclusive às eventuais diferenças, e alimentada por gestos recíprocos de lealdade em momentos bons e ruins. E se a vida da gente é uma mistura do que queremos, do que devemos e do que precisamos, Diego chega ao Senado pronto ocupar a tribuna que já testemunhou memoráveis discursos de Rui Barbosa, de tantos outros ilustres personagens, e que é guardiã dos interesses federativos de nossa República.
No momento em que vivemos a maior crise sanitária dos últimos cem anos, não tenho dúvidas, que a chegada de Diego Tavares ao Senado Federal é a certeza de que a Paraíba, os paraibanos e paraibanas terão a grata satisfação de serem representados por alguém disposto a oferecer o melhor de sua força e energia em prol de temas e questões cruciais ao país, porque, mais que qualquer outra coisa, o Brasil precisa de união, não de divisão, e nos chama a construir pontes em meio aos muros que ainda nos separam.
Não tenho a menor dúvidas, que o mais jovem senador da história da Paraíba, que tem se dedicado, nos últimos dez anos, a também contribuir na gestão pública com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, seja como Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ou, mais recentemente, na gestão municipal, em João Pessoa, em secretarias estratégicas, como Trabalho, Previdência, Comunicação e Desenvolvimento Social, fincará o inarredável compromisso com os que mais precisam como marca indelével de sua passagem pelo Senado Federal, sendo uma voz da Paraíba em defesa de um país mais justo e com oportunidades para todos.
Por conhecê-lo bem e de perto, sei que Diego não terá a menor dificuldade em se debruçar sobre os temas econômicos, fiscais e produtivos, mas certamente suas principais preocupações serão, sem dúvidas, a elaboração de iniciativas voltadas a recondução dos milhares de brasileiros a seus postos de trabalho, ações para ajudar a colocar o pão na mesa de quem infelizmente não tem, e, sobretudo, projetos e propostas aos idosos e às pessoas com deficiência.
Como militante identificado com causas sociais, Diego entende que sua chegada ao Senado é a oportunidade de ouro para colaborar com o país, especialmente no debate em torno da questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, algo ainda é muito incipiente e que precisa de um olhar especial, porque o Brasil que sonhamos e queremos é um país inclusivo, onde todos possam sentir-se cidadãos, no sentido amplo da palavra, aptos a fazer parte dessa transformação, dessa melhoria de qualidade de vida, da verdadeira conquista da dignidade.
E se estamos diante do mais jovem senador da história da Paraíba, também é verdade que a defesa de um país mais justo e inclusivo deve ser o tom adotado por Diego Tavares, a nova voz em defesa da Paraíba no Senado da República.
Discussion about this post