As águas que saíram do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) no dia 22 de marçochegaram nesta quarta-feira (4) na barragem de Argemiro de Figueiredo (Acauã), no Agreste da Paraíba. A abertura das comportas de Boqueirão foi antecipada após o órgão ter acelerado os testes para iniciar o processo o quanto antes. A chegada das águas deve beneficiar os 14 municípios abastecidos por Acauã.
A barragem de Acauã, até a quarta-feira, estava em situação crítica, com apenas 3,6 % do seu volume total. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a abertura das comportas do açude Epitácio Pessoa, que atualmente está com 17,3% da capacidade, não trará prejuízos para o reservatório nem para Campina Grande e as outras 18 cidades abastecidas pelo reservatório.
A abertura das comportas do açude de Boqueirão foi autorizada pela Agência Nacional das Águas (ANA), por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União do último dia 7 de março, determinando uma descarga de 4,8 m³ do Epitácio Pessoa.
A autorização foi concedida após a Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) ter enviado um pedido à ANA, no dia 27 de fevereiro, para liberar a abertura das comportas.
Discussion about this post