A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Área Técnica Estadual das Arboviroses, iniciou, na manhã desta sexta-feira (4), uma rodada de videoconferências sobre as Arboviroses em Tempos de Pandemia. Participaram da atividade profissionais de saúde dos municípios de Serraria, Malta, Ingá, Aroeiras e Riachão do Bacamarte.
“Estes primeiros cinco municípios têm, atualmente, óbitos em investigação. As capacitações têm como objetivo fortalecer nossa vigilância em saúde, ainda que, no momento, estejamos impossibilitados de realizar ações presencialmente”, relatou a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES, Fernanda Vieira.
Na ocasião, foi apresentado o manejo das arboviroses de uma forma mais dinâmica e objetiva. “Abrimos uma discussão e aproveitamos para tirar dúvidas dos profissionais sobre questões clínicas, mas também sobre notificação e investigação de óbitos suspeitos”, informou Fernanda.
A apoiadora da 12ª Gerência Regional de Saúde, Cleide Araújo, participou da videoconferência. “Foi um momento valioso para todos nós, principalmente neste período de pandemia. Não podemos nos encontrar fisicamente, mas, virtualmente, trocamos experiências, tiramos dúvidas e também vivenciamos as dificuldades que alguns municípios enfrentam. Dessa forma, a saúde do Estado melhora como um todo. Espero que venham mais atividades assim”, comentou.
Na próxima sexta-feira (11), serão realizadas mais duas videoconferências com 10 municípios que têm alta incidência de casos de arboviroses. Pela manhã, às 10h, com profissionais de saúde de Araçagi, Araruna, Caturité, Riacho Santo Antônio e Baraúna. Já à tarde, às 14h, é a vez dos profissionais de Vista Serrana, Nova Olinda, Pedra Branca, Poço Dantas e Lastro receberem a qualificação.
Secom-Pb
Discussion about this post