Cerca de noventa agricultores de assentamentos da reforma agrária e de comunidades da agricultura familiar de mais de 20 municípios da Paraíba estão participando, desta terça-feira (21) até quinta-feira (23), do Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) João Pedro Teixeira.
Nos dois primeiros dias do festival, a Cecaf vai funcionar das 7h às 14h. No último dia do evento, na quinta-feira, a central ficará aberta até as 17h. A expectativa é que sejam vendidas mais de cinco toneladas de milho.
O espaço, que funciona desde 2015 no bairro José Américo, na zona sul de João Pessoa, ganhou decoração junina e vai oferecer, durante os três dias, além da tradicional feira com produtos da agricultura familiar, milho in natura e comidas típicas e regionais prontas para consumo, como pamonha, canjica, mungunzá, bolos variados, tapioca e doces. A mão de milho, com 52 espigas, está sendo vendida a partir de R$ 35.
Também haverá apresentações culturais relacionadas às festas juninas, como trios de forró pé-de-serra e grupos de dança.
“Nossa expectativa é muito boa para a edição desse ano. Com o controle da pandemia e com as pessoas podendo sair de casa sem restrição, acreditamos que teremos um recorde de comercialização”, afirmou o diretor da Cecaf Jerônimo Arlindo da Silva Júnior, o Júnior do Peixe.
A Cecaf é administrada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio do Setor de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), em conjunto com os agricultores.
Serviços gratuitos
Durante o evento, também serão oferecidos gratuitamente serviços na área da Saúde aos agricultores e consumidores em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como aferição de pressão, teste de glicemia e de Covid, vacinas contra a gripe e a Covid e terapia com ventosas.
Também haverá um aulão de dança junina promovido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejer) e um espaço para receber alimentos, roupas e brinquedos para doação a instituições de caridade de João Pessoa.
- Assessoria
Discussion about this post