Estudantes de Direito de três faculdades paraibanas participaram, na tarde desta quinta-feira (23), de uma aula inaugural na Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (Acadepol/PB), situada no bairro de Jacarapé, em João Pessoa. O evento teve o objetivo de preparar os acadêmicos para iniciar estágios em delegacias de polícia. A solenidade teve a presença de representantes das faculdades e da Secretaria de Segurança e Defesa Social, a exemplo do secretário Cláudio Lima e do delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, João Alves de Albuquerque.
São160 estudantes do curso de Direito que farão os estágios nas delegacias de polícia das cidades de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Mamanguape. Eles exercerão as atividades durante seis meses, tempo correspondente ao semestre, e ao final deste período o estágio poderá ser renovado por mais um semestre.
Os alunos são matriculados no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Faculdade Internacional da Paraíba e o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp). Como acadêmicos de Direito, eles irão acompanhar os trabalhos dos policiais na realização de procedimentos cartorários. Os estágios serão realizados após as três faculdades firmarem convênio com a Delegacia Geral de Polícia Civil.
De acordo com o delegado Marcos Paulo dos Anjos Vilela, da 1ª Superintendência de Polícia Civil de João Pessoa e supervisor de Estágios, o objetivo da parceria é permitir que os estudantes aprimorem seus conhecimentos. “O estágio é feito para oportunizar o estudante de Direito a ver na prática como trabalha um delegado de polícia. Durante o estágio, o estudante vai acompanhar a elaboração de oitivas, de peças de inquérito, de representação por prisão preventiva, relatórios. E terá oportunidade de ter uma vivência diária com esses procedimentos cartorários, que o auxiliarão na sua formação profissional”, explicou.
O delegado ainda destacou que, antes de iniciar os estágios, o estudante assina um termo, no qual se compromete em manter o sigilo das informações policiais, sob pena de responder criminalmente pela divulgação de qualquer dado constante nos inquéritos.
Durante o evento, os estudantes assistiram as palestras ministradas por delegados da Polícia Civil. Entre os temas abordados, o ingresso na carreira policial e a elucidação de crimes de homicídios e feminicídios.
O delegado Reinaldo Nóbrega, de Crimes Contra Pessoa, apresentou um estudo de caso e explicou aos estudantes como a polícia conseguiu concluir as investigações e prender os responsáveis pela morte da vendedora Viviany Crisley, ocorrida em 20 de outubro de 2016. A jovem foi assassinada com vários golpes de chaves de fenda na cabeça, quando estava no interior de um carro na companhia de três homens que foram identificados e presos.
Para o secretário Cláudio Lima, os estágios representam uma oportunidade dos acadêmicos aperfeiçoarem seu aprendizado. “Vocês estão assumindo uma carreira muito bonita e com muitas responsabilidades. Nós que fazemos parte da Segurança Pública da Paraíba ficamos muito felizes em tê-los aqui, porque vocês entram na Polícia Civil com o objetivo de se preparar e conhecer o trabalho da instituição e nós recebemos cada um de braços abertos como colaboradores no processo diário de humanização que começa com o atendimento aos cidadãos que procuram as nossas delegacias”, disse o secretario.
O delegado geral da Polícia Civil, João Alves Albuquerque, também destacou a importância dos convênios firmados com as instituições de ensino. “Vocês estão tendo uma oportunidade ímpar de acompanhar o trabalho realizado pela policia judiciária. Iniciamos este convênio com as Universidades no ano de 2015 e 480 estudantes já participaram destes estágios que vêm tendo uma grande procura. Por este motivo já ampliamos as vagas para o Sertão e hoje, além dos estudantes do curso de Direito os de Medicina, também estão estagiando no Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC). Desejo a todos que aproveitem o estágio e nos ajude a tornar a cada dia o nosso atendimento mais humano”, concluiu João Alves.
Discussion about this post