A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai iniciar nesta quarta-feira, 9 de junho, data em que é celebrado o Dia Nacional da Imunização, a terceira fase da campanha de vacinação da influenza no Município. Esta etapa contempla pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, agentes de forças de segurança e salvamento, agentes penitenciários, detentos e jovens em medida socioeducativa.
Alguns grupos serão vacinados nas próprias instituições, a exemplo dos agentes penitenciários e de forças de segurança e salvamento, além dos detentos e jovens em medida socioeducativa. Os demais públicos vão poder se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas.
A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou quatro pontos fixos, que funcionam na Pirâmide do Parque do Povo, no Parque da Criança e no CTE (antigo Museu Vivo da Ciência), pela manhã, e na faculdade Uninassau (Liberdade), no período da tarde.
É necessário apresentar comprovação da condição que caracteriza a pessoa como pertencente a um dos grupos do público-alvo, como declaração da empresa onde trabalha para os motoristas e laudo para as pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Quem receber a dose da vacina contra a Covid-19 deve respeitar o intervalo de até 14 dias entre um imunizante e outro, segundo os órgãos de saúde. Caso o período de vacinação das duas campanhas seja o mesmo, deve-se priorizar a vacina contra a Covid-19.
Nas fases anterior, a campanha de imunização contemplou os trabalhadores de saúde, idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas e professores. As pessoas que fazem parte destes grupos que ainda não se vacinaram também podem procurar um desses pontos de vacinação.
A campanha de vacinação contra a influenza acontece em todo o Brasil e tem como objetivo prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, fazendo com que os sintomas sejam mais leves. O imunizante protege da influenza B e dos dois tipos da Influenza A: H1N1 e H3N2.
Discussion about this post